O Ministério da Saúde divulgou novo boletim nesta sexta-feira (31) e confirmou 574 casos de febre amarela no Brasil. Os dados foram contabilizados do dia 1º de dezembro até esta quinta-feira (30). A doença causou 187 mortes em 91 municípios do país.
Sobre as características da febre amarela, assinale a alternativa CORRETA:
- A) O vírus da febre amarela é de origens das regiões polares do planeta.
- B) A transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Culex quinquefasciatus.
- C) Febre amarela é uma doença infecciosa, de gravidade variável, causada por um arbovírus (vírus transmitidos por mosquitos) do gênero Flavivirus febricis da família Flaviviridae.
- D) Pacientes com hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina contra a febre amarela não estão inseridos no grupo das contraindicações.
- E) A febre amarela silvestre (FAS) e a febre amarela urbana (FAU) são transmitidas pelo mesmo vetor.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Febre amarela é uma doença infecciosa, de gravidade variável, causada por um arbovírus (vírus transmitidos por mosquitos) do gênero Flavivirus febricis da família Flaviviridae.
A febre amarela é uma doença viral transmitida principalmente por mosquitos infectados. O vírus responsável pela febre amarela pertence ao gênero Flavivirus e é transmitido principalmente pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, que são vetores presentes em áreas de floresta. A doença pode apresentar diferentes graus de gravidade, desde formas leves até formas mais graves com sintomas como febre alta, icterícia, hemorragias e insuficiência de múltiplos órgãos. A vacinação é a principal medida de prevenção contra a febre amarela.
Deixe um comentário