Continua após a publicidade..
“Enquanto os epidemiológicas e virologistas tentam deter a epidemia antes que ela se espalhe ainda mais, os infectologistas e neurologistas se esforçam para compreender como o Zika afeta tão drasticamente a formação cerebral de bebês. Testes em laboratório feitos com amostras de recém-nascidos confirmaram a associação entre o vírus e a má-formação. Tampouco se sabe ao certo como ele tem afetado também os neurônios de adultos, fazendo aumentar os casos de Guillain-Barré, uma Síndrome autoimune misteriosa e difícil de tratar.”
Fonte: Revista Super Interessante, Abril 2016.
Percebe-se, a partir do texto, que o vírus Zika possui um tropismo pelas células nervosas, isso ocorre devido a uma das suas propriedades intrínseca, que é a(o):
- A) incapacidade de ter metabolismo próprio, pois possui somente um tipo de genoma - DNA ou RNA.
- B) especificidade, ou seja, os receptores da membrana neural possibilitam a adesão do vírus.
- C) parasitismo intracelular, ou seja, obrigatoriamente necessita de um hospedeiro para reproduzir-se.
- D) ausência da organela biomembranosa, como, por exemplo, as mitocôndrias, responsáveis pelo processo de respiração celular.
- E) relação interespecífica desarmônica, já que possui a necessidade de parasitar um hospedeiro.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) especificidade, ou seja, os receptores da membrana neural possibilitam a adesão do vírus.
Explicação:
O texto menciona que o vírus Zika possui um tropismo pelas células nervosas, indicando uma afinidade específica por essas células. Essa especificidade sugere que o vírus é capaz de se ligar aos receptores presentes na membrana neural, o que facilita sua entrada e infecção nessas células.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário