Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O Brasil enfrenta epidemia causada por diferentes arbovírus, transmitidos por artrópodes, cujas doenças provocadas ainda não possuem cura. O vírus Zika, por exemplo, foi identificado pela primeira vez em macacos na Uganda, África, em 1947. Considerando estas informações e analisando a ultraestrutura, ilustrada abaixo, é possível concluir que o vírus Zika:

 

Resposta:

A alternativa correta é letra E) obtém seu envelope a partir de estruturas celulares membranosas.

Gabarito da banca: Letra "E"

Entendimento: Letra "E"


Acompanhe minha análise:

 

a) espalhou-se no Brasil devido ao grande número de espécies de primatas existentes.

ERRADA. A questão diz assim: "olhando para a imagem, responda". Note bem: vendo a imagem, que representa as estruturas do vírus, você pode concluir que se espalhou em razão de "primatas existentes"? Não, você não responde. O que a imagem mostra é a estrutura do vírus e quer de você o entendimento de como ele infecta as células. Anote aí:

O vírus da Zika (ZIKV, Zika virus) foi descoberto em 1947 durante um estudo de vigilância da febre amarela silvestre na floresta Zika em Uganda. Nesse estudo seis macacos rhesus foram posicionados em plataformas nas copas das árvores e suas temperaturas avaliadas diariamente. Um dos macacos utilizados (rhesus 766) apresentou temperatura elevada e seu sangue foi coletado e inoculado em camundongos. A partir do cérebro dos camundongos doentes foi isolado um agente filtrável, denominado de vírus da Zika. No ano seguinte, o ZIKV foi isolado de mosquitos da espécie Aedes africanus capturados na mesma floresta. A partir desse momento, o vírus foi isolado em mais de 20 espécies de mosquitos do gênero Aedes, o que permitiu classificá-lo como arbovírus. Para a caracterização desse novo agente, foram realizados experimentos de infecção em animais, nos quais foi demonstrado o tropismo do ZIKV para o cérebro de camundongos. (p. 570).

Referência: SANTOS, Norma Suely de Oliveira Santos et al. Virologia Humana. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. 760 p.

 

b) é transmitido por mosquitos machos infectados e causa microcefalia.

ERRADA.. São as fêmeas. O Aedes aegypti e o Aedes albopictus são transmissores de uma série de doenças, entre elas dengue, chikungunya e zika. A fêmea necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos. No caso da zika, fêmeas de Aedes aegypti.

 

c) liga-se a receptores celulares por meio de proteínas do capsídio viral.

ERRADA. Tudo se inicia com a "adsorção da proteína do envelope a moléculas receptoras presentes nas células suscetíveis".

 

d) transcreve seu genoma de DNA em RNA no interior do capsídio viral.

ERRADA. O vírus da zika possui RNA de fita simples.

 

e) obtém seu envelope a partir de estruturas celulares membranosas.

CORRETA. Sim. "A biossíntese do ZIKV implica em rearranjo do RE da célula hospedeira, que se torna um sítio adequado à propagação viral". Em outras palavras, o Retículo Endoplasmático é usado para a síntese de RNA do próprio vírus.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *