O tratamento da água, a higiene pessoal e as condições sanitárias adequadas evitam a transmissão de verminoses e a proliferação de vetores que necessitam da água para se reproduzir.
O gráfico a seguir representa a taxa de incidência de uma determinada doença a cada 100.000 habitantes, no município de Gravatá (PE), no período de 2001 a 2012.
As informações acima se referem a uma doença viral infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave. Isso vai depender de diversos fatores, como a cepa do vírus, a ocorrência de infecção anterior ou não pelo vírus e a fatores individuais (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).
As informações acima se referem à ocorrência de
- A) malária.
- B) febre tifoide.
- C) hepatite.
- D) leptospirose.
- E) dengue.
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
A questão quer que se reconheça, dentre as alternativas, uma doença viral infecciosa febril aguda.
A malária é um doença causada por um protozoário (Plasmodium sp.), a febre tifoide é causada por uma bactéria (S. tiphy) e a leptospirose é causada por bactéria (Leptospira sp.).
Portanto, foram indicadas apenas 2 doenças virais: hepatite e dengue. Dentre elas, a dengue é a única infecciosa febril aguda.
É dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme). Na hepatite ocorre febre menos intensa.
Deixe um comentário