Continua após a publicidade..
Desde o início da epidemia de AIDS no Brasil em 1980 e até junho de 2012, segundo o Ministério da Saúde, houve 656.701 casos registrados da doença. Considerando-se a estimativa de que cerca de 54% dos portadores do HIV não têm o diagnóstico da soropositividade, o número de pessoas que têm e podem transmitir o vírus HIV é, pelo menos, o dobro do número de casos registrados.
Com relação à infecção pelo HIV e à AIDS no Brasil, é INCORRETO afirmar:
- A) A faixa etária entre 13 a 19 anos é a única no Brasil em que o número de casos de AIDS é maior entre o sexo feminino do que entre o sexo masculino.
- B) A transmissão sexual em relações heterossexuais é a principal forma de transmissão do vírus HIV entre maiores de 13 anos de idade, sejam do sexo feminino ou masculino.
- C) Atualmente, há mais casos de AIDS entre os homens do que entre as mulheres, mas a diferença vem diminuindo ao longo dos anos.
- D) Entre heterossexuais, não existe relação entre o número de parceiros sexuais e o resultado positivo para HIV.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Entre heterossexuais, não existe relação entre o número de parceiros sexuais e o resultado positivo para HIV.
Essa afirmação está incorreta. Na realidade, o número de parceiros sexuais está diretamente relacionado ao risco de infecção pelo HIV. Quanto maior o número de parceiros sexuais e quanto menos proteção utilizada durante as relações sexuais, maior é a probabilidade de contrair o vírus.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário