Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Ebola é uma febre grave do tipo hemorrágico transmitida por um vírus do gênero Filovirus, altamente infeccioso, que desenvolve seu ciclo em animais. Há cinco espécies diferentes desse vírus, que recebem o nome dos locais onde foram identificados: Zaire, Bundibugyo, Costa do Marfim, Sudão e Reston. Este último não foi identificado em humanos.

Fonte: <http://drauziovarella.com.br/letras/e/ebola/> Acesso em: 23/09/2014.

Sobre o vírus Ebola, é CORRETO afirmar que:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Os pacientes curados do vírus Ebola podem trabalhar em centros de tratamento sem risco.

Essa questão exige conhecimentos sobre o vírus Ebola e a infecção relacionada.


COMANDO:

Sobre o vírus Ebola, é CORRETO afirmar que:


ALTERNATIVAS:

 
  •  Sua reprodução pode ocorrer extracelular ou intracelular.

ERRADA. Por se tratar de um vírus, o Ebola não pode se reproduzir extracelularmente. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, utilizam-se da maquinaria e recursos de uma célula para se replicar e se propagar. Fora de uma célula, os vírus não são capazes de se reproduzir.

 
  •  A energia para as atividades metabólicas é proveniente da respiração anaeróbica.

ERRADA. Embora os reservatórios naturais do vírus Ebola sejam desconhecidos, suspeita-se de que seja mantido por roedores ou morcegos. Ainda, o Ebola infecta outros animais, como humanos e outros primatas. Dessa forma, o vírus Ebola utiliza a energia das células desses animais para suas atividades metabólicas, que, por sua vez, adquirem energia na forma de ATP a partir da respiração aeróbica realizada nas mitocôndrias, conforme ocorre em todos os animais.

 
  •  Os pacientes curados do vírus Ebola podem trabalhar em centros de tratamento sem risco.

CORRETA (com ressalva). Essa afirmação está correta em teoria, mas ainda não foi cientificamente comprovada. Em tese, pessoas que se curam de infecções virais adquirem memória imunológica contra aquele tipo de vírus. Não se sabe exatamente por quanto tempo duraria essa resistência enquanto não houver resultados satisfatórios de pesquisas. Esse é o gabarito porque é a alternativa "menos errada", mas afirma algo ainda sem fundamento científico sólido. Também é importante lembrar que, mesmo que o curado possua resistência imunológica, quanto mais o vírus se propaga, maiores as chances de sofrer mutação e gerar novas variantes para as quais o indivíduo não seja resistente. Logo, o curado não está 100% livre de risco.

 
  •  Os antibióticos de última geração combatem infecções virais como o Ebola.

ERRADA. Os antibióticos são substâncias projetadas para atacar células invasoras ou impedir sua multiplicação. Geralmente visam componentes nestas células que diferem dos componentes das nossas células, minimizando possíveis efeitos colaterais em nosso corpo. Os vírus, por se tratarem de organismos extremamente simples, são compostos por estruturas muito similares às encontradas em nosso próprio corpo, o que dificulta a produção de substâncias específicas para tratamento de infecções virais. Logo, os antibióticos não são capazes de combater infecções virais.

 

Deixo uma reportagem para desejar um pouco mais de aprofundamento no tema: Por que certos pacientes se curam do ebola e outros não?


FONTES:

BROOKS, Geo F. et al. Microbiologia Médica de Jawetz, Melnick & Adelberg. 26 ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014.

 

MADIGAN, Michael T. et al. Microbiologia de Brock. 14 ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2016.

 
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *