O vírus patogênico de alta resistência, causador de doença potencialmente letal, que permanece viável em instrumentos por mais de duas semanas, que pode ser transmitido em quantidades ínfimas de sangue (0,0001 mL), até mesmo pela saliva, que é sensível ao hipoclorito de sódio, glutaraldeído e a desinfetantes iodóforos, e possui vacina é o
- A) vírus da Aids.
- B) papilomavírus.
- C) vírus da hepatite B.
- D) vírus da rubéola.
- E) herpesvírus.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) vírus da hepatite B.
Gabarito: Alternativa C
Justificativa: Para resolução da questão, precisamos avaliar cada um dos tipos de vírus apresentados nas alternativas, quanto as características apresentadas pelo enunciado.
O primeiro ponto a ser analisado, é quanto a patogenicidade, no qual todos podem ser incluídos. Em seguida, a característica de doença potencialmente letal, refere-se a gravidade da doença e potencial de levar o indivíduo a óbito. Nesse critério, podemos descartar os vírus da rubéola e herpes vírus (Alternativas D e E), dado que, embora possam evoluir para formas graves, dificilmente acarretam na morte do indivíduo.
O próximo tópico remete a infecção, no qual as apenas o papilomavírus não pode ser transmitido por contato sanguíneo, mesmo em baixíssimas quantidade. Dessa forma, descartamos também a afirmativa B.
Por fim, remete a sensibilidade a diferentes produtos, no qual ambos também apresentam essa característica. Nesse contexto, o aspecto diferencial será relacionado a vacina, no qual apenas o vírus da Hepatite B apresenta uma vacina comercial disponível (Alternativa C).
Deixe um comentário