Os vírus não possuem estrutura celular e sua classificação como seres vivos ainda é bastante discutida pelos cientistas. Sua importância médica é reconhecida há séculos, pois enfermidades causadas por vírus até hoje provocam altas mortalidades em seres humanos. Assinale a alternativa que contém uma afirmação correta sobre a importância médica dos vírus:
- A) O H1N1, vírus causador da enfermidade conhecida como gripe suína, pertence ao mesmo grupo do vírus da gripe comum (Influenza A), e é, de modo geral, considerado de baixa patogenicidade no seu estado selvagem.
- B) Uma vez contraída uma enfermidade de origem viral, todo ser humano invariavelmente fica imune a esta doença para o resto de sua vida.
- C) O vírus do papiloma humano (HPV) replica-se preferencialmente em tecidos cartilaginosos e, embora possam causar neoplasias, sua replicação não tem qualquer associação comprovada com o câncer de colo de útero.
- D) O hospedeiro original do vírus conhecido como vírus da gripe aviária (H5N1) é o ser humano, do qual o vírus “evoluiu” para infectar aves domésticas como resultado de uma mutação que reduziu seu poder de infectividade.
- E) Embora seja a doença de maior frequência no mundo, a única forma letal da dengue é a causada pela infecção conjunta de todos os sorotipos virais, resultando na dengue hemorrágica.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) O H1N1, vírus causador da enfermidade conhecida como gripe suína, pertence ao mesmo grupo do vírus da gripe comum (Influenza A), e é, de modo geral, considerado de baixa patogenicidade no seu estado selvagem.
O vírus H1N1, responsável pela gripe suína, é classificado no mesmo grupo do vírus da gripe comum, Influenza A. Apesar de poder causar doenças respiratórias graves em humanos, em seu estado selvagem, o H1N1 geralmente apresenta baixa patogenicidade, o que significa que não causa doenças graves em sua forma natural. No entanto, em condições específicas, como mutações virais ou transmissões entre espécies, o H1N1 pode se tornar mais patogênico e causar surtos de doenças. Portanto, a alternativa A é a correta.
Deixe um comentário