Baseando-se na estrutura das células procariontes, qual das seguintes estruturas contém genes resistentes a enzimas e antibióticos?
- A) Plasmídeo.
- B) Pilus.
- C) Cápsula.
- D) Membrana plasmática
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Plasmídeo.
O plasmídeo é a molécula de dupla-fita de DNA pequena e circular que carrega genes acessórios separados daqueles do cromossomo nas bactérias. Muitas vezes, os genes de resistência, que codificam enzimas que destroem especificamente ou, de outra parte, impedem a efetividade de certos antibióticos, são carregados por plasmídeos conhecidos como plasmídeos R (Reece et al., 2015).
Pilus é um apêndice que facilita a conjugação (processo de transferência direta de DNA entre duas células que ficam temporariamente unidas) sendo a estrutura que une uma célula a outra (Reece et al., 2015).
Cápsula: camada mais externa da célula bacteriana, espessa, constituída de polissacarídeo ou proteína que pode ajudar na aderência da célula e/ou na evasão do sistema imune de um hospedeiro (Reece et al., 2015).
Membrana plasmática: envoltório que limita a célula e que serve como barreira seletiva, regulando sua composição química (Reece et al., 2015).
Referência:
REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10 ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
Deixe um comentário