Recursos didáticos no ensino de biologia, como livros, vídeos e simulações, utilizam representações que têm diferentes níveis de complexidade e que requerem maiores ou menores níveis de interpretação dos alunos.
A figura a seguir apresenta essa relação, com três imagens que ilustram um flagelo bacteriano por meio de desenho (A), modelo tridimensional (B) e fotomicrografia eletrônica (C).
Jason Sharpe, Charles John Lumsden e Nicholas Woolridge.
Silico. 3D Animation and Simulation of Cell Biology with Maya
and MEL. Burlington, MA: Elsevier, 2008 (com adaptações).
Considerando a figura apresentada e temas correlatos, julgue o item a seguir.
A imagem C se baseia em abstrações e analogias para representar a estrutura do flagelo, o que facilita o aprendizado.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A imagem C se baseia em abstrações e analogias para representar a estrutura do flagelo, o que facilita o aprendizado.
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
A imagem C apresentada na figura não se baseia em abstrações e analogias para representar a estrutura do flagelo bacteriano. Pelo contrário, a fotomicrografia eletrônica (imagem C) é uma representação direta e realista da estrutura do flagelo, obtida através de técnicas de microscopia eletrônica.
As abstrações e analogias são utilizadas nos recursos didáticos para simplificar a compreensão de conceitos complexos, tornando-os mais acessíveis aos alunos. No entanto, a imagem C não se enquadra nesse contexto, pois representa a estrutura do flagelo de forma precisa e fiel à realidade.
Deixe um comentário