Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A camada de peptideoglicano é a estrutura responsável por se corar durante a técnica de coloração de gram. Sobre a camada de peptideoglicano, é correto afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é letra A) as bactérias gram positivas apresentam uma parede com várias camadas de peptideoglicano (mureína), composta por subunidades alternadas de Nacetilglicosamina (NAG) e N-acetilmurâmico (NAM).

 

A questão exige conhecimento sobre a classificação das bactérias mediante a técnica de coloração de Gram. Sobre o assunto, é possível avaliar as alternativa em incorreta ou correta:

 

a)  as bactérias gram positivas apresentam uma parede com várias camadas de peptideoglicano (mureína), composta por subunidades alternadas de Nacetilglicosamina (NAG) e N-acetilmurâmico (NAM).

Correta: Muitas bactérias gram-positivas possuem uma parede celular constituída por várias camadas sobrepostas de peptideoglicano - um polissacarídeo formado por dois tipos de açúcar o ácido N-acetilmurâmico e o N-acetilglucosamina (MADIGAN et al., 2016, p. 43).


b)  a maioria dos cocos de importância clínica (Staphylococcus, Streptococcus, Micrococcus, Enterococcus) são gramnegativos, exceto Neisseria e Bordetella.

Incorreta: os cocos dos gêneros Staphylococcus, Streptococcus, Micrococcus, Enterococcus são gram-positivos, enquanto Neisseria e Bordetella são gram-negativos.


c)  a parede celular não é variável em sua composição química e o que determina a existência de grupos de bactérias, denominadas gram-positivas e gram-negativas, é a presença de plasmídeo.

d)  a parede celular não é variável em sua composição química e o que determina a existência de grupos de bactérias, denominadas gram-positivas e gramnegativas, é a presença de fímbrias.

Incorretas: Ocorre variação da composição da parede celular, sendo que a partir da técnica de coloração de Gram é possível diferenciar dois grandes grupos de bactérias: as gram-positivas e as gram-negativas. O excerto abaixo evidencia uma diferença de composição química:

"Em bactérias gram-negativas, a ligação cruzada do peptideoglicano é formada de uma ligação peptídica entre o grupo amino do DAP de uma cadeia de glicano e o grupo carboxil da d-alanina terminal da cadeia de glicano adjacente. Em bactérias gram-positivas, a ligação cruzada ocorre frequentemente por meio de uma curta ponte interpeptídica, sendo os tipos e o número de aminoácidos presentes nessa ponte variáveis de espécie para espécie (MADIGAN et al., 2016, p. 42).

e)  as bactérias gram-positivas apresentam uma parede com apenas uma camada de peptideoglicano (mureína), composta por subunidades alternadas de N-acetilglicosamina (NAG) e N-acetilmurâmico (NAM).

Incorreta: Em bactérias gram-positivas, cerca de 90% da parede celular é composta por peptideoglicano. E, embora algumas bactérias
apresentem somente uma única camada de peptideoglicano muitas bactérias gram-positivas exibem várias camadas sobrepostas (MADIGAN et al., 2016, p. 43).

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *