Você recebe um laudo de uma amostra de secreção de feridas. Nesse laudo, constam as seguintes informações: aspecto morfológico de bactéria disposta em cachos com coloração azurófila e provas bioquímicas de catalase e coagulase positivas. Qual a possível bactéria encontrada na secreção?
- A) Nesseria gonorrhoeae.
- B) Staphylococcus aureus.
- C) Staphylococcus epidermidis.
- D) Myxococcus fulvus.
- E) Staphylococcus saprophyticus.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Staphylococcus aureus.
GABRITO: LETRA B.
A questão exige conhecimento sobre propriedades de determinadas bactérias. O ponto chave para a resposta correta é conhecer aspectos que diferenciam as principais espécies de estafilococos.
A alternativa a) Nesseria gonorrhoeae está incorreta, e uma característica chave para eliminar essa alternativa é morfologia: "forma de cacho = estafilococos, bactérias do gênero Neisseria são diplococo.
A alternativa b) Staphylococcus aureus está correta: S. aureus são gram-positivos em forma de cachos de uva, com provas positivas de catalase e coagulase. Além disso, lembre-se que S. aureus são patógenos piogênicos, i.e., formadores de pus (MADIGAN et al., 2016), então provavelmente estarão presentes em uma amostra de secreção de feridas.
A alternativa c) Staphylococcus epidermidis está incorreta, porque S. epidermidis apresenta resultado negativo em teste de coagulase.
A alternativa d) Myxococcus fulvus está incorreta, já poderíamos eliminar essa alternativa pela morfologia de Myxococcus que é de bacilo e não em forma de cachos (estafilococos).
A alternativa e) Staphylococcus saprophyticus está incorreta, pois S. saprophyticus é uma espécie coagulase negativa.
Referência:
MADIGAN et al. Microbiologia de Brock. 14 ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
Deixe um comentário