Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Uma das primeiras hipóteses, associadas a Bacteriologia, de que se tem notícia foi postulada no século XIII, por Roger Bacon, que sugeriu que as doenças eram produzidas por seres vivos invisíveis. A ideia foi novamente recomendada por Girolamo Fracastoro de Verona (1483-1553), mas a primeira observação descrita e documentada dos organismos bacterianos foi realizada pelo naturalista holandês Antony Van Leeuwenhoek (1632- 1723), com a ajuda de um microscópio simples de sua própria construção. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

 

(  ) A maioria das bactérias estudadas nos laboratórios de Microbiologia mede de 0,5 a 1,0 mm de dímetro por 2,0 a 5,0 mm de comprimento.

 

(  ) As bactérias podem se apresentar em três tipos morfológicos fundamentais: Bastonetes ou bacilos; Espirilos; Cocos.

 

(  ) Bactérias são seres eucarióticos, ou seja, providos de membrana nuclear, a carioteca.

 

(  ) As bactérias Gram-negativas apresentam coloração arroxeadas, devido a cor do corante de fundo, e as Gram-positivas apresentam coloração avermelhadas, pois conservam a cor do corante inicial.

 

(  ) A reprodução das bactérias pode se dar de forma assexuada e sexuada.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) V, V, F, F, V

Gabarito da banca: Letra "A"

Entendimento: Letra "A"


Acompanhe minha análise:

 

( V ) A maioria das bactérias estudadas nos laboratórios de Microbiologia mede de 0,5 a 1,0 mm de dímetro por 2,0 a 5,0 mm de comprimento.

 

( V As bactérias podem se apresentar em três tipos morfológicos fundamentais: Bastonetes ou bacilos; Espirilos; Cocos.

 

( F ) Bactérias são seres eucarióticos, ou seja, providos de membrana nuclear, a carioteca.

Ainda hoje os biólogos trabalham para aperfeiçoar o sistema de classificação, como é o caso do biólogo norte-americano Carl Woese (1928-2012), cuja proposta (feita junto com outros pesquisadores, em 1990), é a de superar a separação simples “procariotos” e “eucariotos” com a arrumação dos seres vivos em um esquema mais sofisticado de três grandes divisões primárias: domínios Archaea, Bacteria, Eucarya.

A respeito dessa nova classificação, merece você anotar:

  • Onde estão os "procariotos"? Estão nos domínios Archaea e Bacteria. O Reino Monera, portanto, inclui as arqueobactérias (domínio Archaea) e as eubactérias (domínio Bacteria).
  • Onde estão os "eucariotos"? Estão no domínio Eucarya: algas, fungos, protozoários, plantas (Reino Plantae, Metaphyta ou Vegetal) e animais (Metazoa). Esse domínio engloba os reinos: Reino Protista (algas e protozoários), Reino Fungi (fungos), Reino Plantae (plantas) e Reino Animalia (animais).

Há muitos equívocos nos materiais didáticos quando abordam diferenças entre procariontes e eucariontes. Em síntese, os materiais simplificam demais a explicação e, de tanto simplificar, fornecem informações equivocadas. Objetivamente, é o seguinte: 

A membrana nuclear é parte do sistema de endomembranas. O sistema de endomembranas é encontrado somente em células eucarióticas. Por exemplo, quando dizemos que os eucariotos têm seu material genético restrito a um ambiente próprio e interno, estamos explicando que eles têm núcleo definido na célula. O núcleo faz parte do sistema de endomembranas, que é típico dos eucariotos. Nos procariotos, não há sistema de endomembranas. Portanto, não há núcleo definido. Note que eu falo que não há núcleo definido; o material genético não fica restrito a um ambiente.

 

( F ) As bactérias Gram-negativas apresentam coloração arroxeadas, devido a cor do corante de fundo, e as Gram-positivas apresentam coloração avermelhadas, pois conservam a cor do corante inicial.

Coloração de Gram: Um corante púrpura diferencial útil na caracterização de bactérias. As paredes celulares ricas em peptidoglicanos de bactérias gram-positivas coram-se de púrpura; as paredes celulares de bactérias gram-negativas geralmente coram-se de cor de laranja. (SADAVA et al., 2020, p. G7, grifo meu).

Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.

 

( V A reprodução das bactérias pode se dar de forma assexuada e sexuada.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *