Na maioria das bactérias grampositivas, a parede celular consiste em muitas camadas de peptideoglicanas, formando uma estrutura espessa e rígida. Atravessando essa camada de peptideoglicanas, há componentes que podem unir e regular o movimento de cátions para dentro e para fora da célula e que impedem a ruptura da parede. Qual é o nome desses componentes?
- A) Ácidos succínicos.
- B) Ácidos graxos.
- C) Proteínas transmembranas.
- D) Ácidos teicoicos.
- E) Pentoses.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Ácidos teicoicos.
Gabarito: Letra D
A coloração de Gram é um método de coloração diferencial que subdivide as bactérias em 02 (dois) grupos a partir da reação à sequência de reagentes utilizados (cristal violeta, iodo, etanol e safranina): bactérias gram-positivas adquirem coloração roxo-violeta, enquanto que as gram-negativas adquirem coloração cor-de-rosa. A diferença de coloração de Gram deve-se à estrutura da parede celular.
Em bactérias gram-positivas, aproximadamente 90% da parede celular é composta por peptideoglicano (frequentemente em diversas camadas sobrepostas). Entremeadas nesta parede celular, existem moléculas de ácido teicoico (álcool e fosfato), que apresentam as seguintes funções:
- Regular o movimento de cátions (Ca2+ e Mg2+);
- Impedir a ruptura da parede celular;
- Fornecer especificidade antigênica.
Portanto, os componentes que podem unir e regular o movimento de cátions para dentro e para fora da célula e que impedem a ruptura da parede são os Ácidos teicoicos (Alternativa D).
--
Referências:
1) Tortora, G.J.; Funke, B.R.; Case, CL. Microbiologia. 10. Edição. Porto Alegre: Artmed, 2012. 934 p.
Deixe um comentário