A chamada “estrutura procariótica” apresentada pelas bactérias indica que estes seres vivos são
- A) formadores de minúsculos esporos.
- B) destituídos de membrana plasmática.
- C) desprovidos de membrana nuclear.
- D) dotados de organelas membranosas.
- E) constituídos por parasitas obrigatórios.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) desprovidos de membrana nuclear.
a) formadores de minúsculos esporos.
INCORRETA: Essa capacidade de formar esporos é uma característica adaptativa que confere às bactérias a capacidade de persistir em ambientes hostis, contribuindo para sua sobrevivência a longo prazo. No entanto, nem todas as bactérias têm a capacidade de formar esporos, sendo essa uma característica específica de certas linhagens bacterianas e é o que caracteriza ser procarionte.
b) destituídos de membrana plasmática.
INCORRETA: As células procarióticas, incluindo as bactérias, têm uma membrana plasmática que envolve a célula, controlando a entrada e saída de substâncias. O que caracteriza a estrutura procariótica é a presença de membrana plasmática delimitando o material genético e não a célula toda.
c) desprovidos de membrana nuclear.
CORRETA: A principal característica das células procarióticas é a ausência de membrana nuclear, ou seja, o material genético não está contido em um núcleo definido
d) dotados de organelas membranosas.
INCORRETA: Ao contrário das células eucarióticas, as células procarióticas não possuem organelas membranosas, como mitocôndrias, retículo endoplasmático ou complexo de Golgi. Elas têm estruturas mais simples.
e) constituídos por parasitas obrigatórios.
INCORRETA: Embora algumas bactérias sejam patogênicas e possam agir como parasitas, muitas bactérias são não patogênicas e podem viver de forma livre, desempenhando funções importantes em ecossistemas.
Deixe um comentário