Cada sistema operacional tem um sistema de arquivos padrão, com suas características próprias.
Uma característica do NTFS, sistema de arquivos padrão do Windows 10 em sua versão 64 bits, é:
- A) limitar o nome de um arquivo em, no máximo, 8 caracteres alfanuméricos
- B) obrigar que nomes de arquivos contenham um ponto e uma extensão
- C) permitir que, dentro de uma pasta, sejam criadas outras pastas
- D) limitar em 10 o número de pastas na raiz de um disco rígido
Resposta:
A alternativa correta é letra C) permitir que, dentro de uma pasta, sejam criadas outras pastas
Sistema de Arquivos é a estrutura que indica como os arquivos devem ser gravados e lidos pelo sistema operacional do computador. É o sistema de arquivos que determina como as informações podem ser guardadas, acessadas, copiadas, alteradas, nomeadas e até apagadas. Ou seja, toda e qualquer manipulação de dados em um dispositivo de armazenamento necessita de um sistema de arquivos para que estas ações sejam possíveis. Sem um sistema de arquivos, os dados armazenados seriam apenas um conjunto de bits sem utilidade.
NTFS (New Technology File System) é um sistema de arquivos que surgiu com o lançamento do Windows NT. Sua confiabilidade e desempenho fizeram com que fosse adotado nos sistemas operacionais posteriores da Microsoft, como Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows 8.1 e é o sistema de arquivos padrão do Windows 10, entres outros. Uma característica marcante do NTFS é o seu esquema de permissões de acesso. O Unix sempre foi considerado um sistema operacional seguro por trabalhar com o princípio de que todos os arquivos precisam ter variados níveis de permissões de uso para os usuários. O NTFS também é capaz de permitir que o usuário defina quem pode e como acessar pastas ou arquivos. Teoricamente, o tamanho de arquivo no NTFS pode chegar a 16 Exabytes.
Analisando as alternativas, temos que:
A – limitar o nome de um arquivo em, no máximo, 8 caracteres alfanuméricos
Errada: o nome de um arquivo no NTFS pode ter até 255 caracteres.
B – obrigar que nomes de arquivos contenham um ponto e uma extensão
Errada: não existe tal restrição. Não é recomendável, mas é possível criar nomes de arquivos sem extensões.
C – permitir que, dentro de uma pasta, sejam criadas outras pastas
Certa: de fato, pasta é sinônimo de diretório, que pode ser definido como uma subdivisão lógica de um sistema de arquivos: em outras palavras, ela permite o agrupamento de arquivos que se relacionem de alguma forma. Como atualmente as unidades de memória têm grandes capacidades de armazenamento, é normal que se utilizem centenas de pastas para organizar os arquivos, através de pastas dentro de outra pastas, de forma que as próprias pastas são também organizadas em grupos, através de um estrutura hierárquica, facilitando o acesso às pastas.
D – limitar em 10 o número de pastas na raiz de um disco rígido
Errada: pasta raiz é a pasta principal de um disco, criada automaticamente quando o disco é formatado. Todas as demais pastas ficam dentro da pasta raiz, a qual pode ter um número ilimitado de subpastas.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário