Existem vários tipos de softwares no mercado, alguns são livres e outros proprietários. É correto afirmar que é uma característica do software proprietário:
- A) são os programas com um autor definido que negam o acesso livre ao código fonte, seja para modificá-lo, estudá-lo ou distribuí-lo.
- B) a liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito.
- C) a liberdade de redistribuir as cópias livremente do software.
- D) a liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas. Desta forma, pode-se dar a toda a comunidade a chance de se beneficiar com as mudanças. Mas sem acesso ao código-fonte, que é de propriedade do desenvolvedor.
- E) a liberdade de acessar o código-fonte, mas não pode modificá-lo, apenas disponibilizar novas ferramentas a partir do que já existe.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) são os programas com um autor definido que negam o acesso livre ao código fonte, seja para modificá-lo, estudá-lo ou distribuí-lo.
Existem vários tipos de softwares no mercado, alguns são livres e outros proprietários. É correto afirmar que é uma característica do software proprietário:
a) são os programas com um autor definido que negam o acesso livre ao código fonte, seja para modificá-lo, estudá-lo ou distribuí-lo.
b) a liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito.
c) a liberdade de redistribuir as cópias livremente do software.
d) a liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas. Desta forma, pode-se dar a toda a comunidade a chance de se beneficiar com as mudanças. Mas sem acesso ao código-fonte, que é de propriedade do desenvolvedor.
e) a liberdade de acessar o código-fonte, mas não pode modificá-lo, apenas disponibilizar novas ferramentas a partir do que já existe.
Software Comercial ou Proprietário é aquele produzido e comercializado por uma determinada empresa, pelo qual o usuário deve adquirir uma licença de uso, e normalmente tem o seu código fonte não disponível. O Windows, por exemplo, é um software proprietário, comercializado pela Microsoft.
software livre caracteriza-se por ter o código aberto, ou seja, qualquer pessoa tem acesso ao código fonte do sistema, e é de livre distribuição, o que significa que qualquer pessoa pode obter o software gratuitamente, copiá-lo e distribuí-lo. Código aberto é a mesma coisa que open source: trata-se de um software que permite o acesso ao código fonte do programa; este acesso permite que o código seja estudado e modificado, para se adequar às necessidades de um usuário. Esta é uma característica dos programas denominados software livre, ou seja, se um programa for software livre, o seu código fonte estará disponível, como é o caso do Linux, por exemplo.
A GPL (General Public License), que é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o Linux. Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:
- A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0). Significa que software livre pode ser usado domestica ou comercialmente, sem restrições.
- A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
- A liberdade de redistribuir cópias de modo que o usuário possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
- A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
Código fonte é o programa escrito em linguagem de alto nível, ou seja, uma linguagem que trabalha com palavras em inglês, que são facilmente compreendidas por um programador.
Analisando as alternativas, temos que:
A – são os programas com um autor definido que negam o acesso livre ao código fonte, seja para modificá-lo, estudá-lo ou distribuí-lo.
Certa: de fato, o software proprietário tem um autor conhecido, só pode ser adquirido mediante a compra de uma licença (de forma que não pode ser distribuído), e o acesso ao código fonte não é permitido, conforme comentado acima, o que impede que o programa seja estudado ou modificado.
B – a liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito.
Errada: conforme comentado acima, esta é uma característica de software livre.
C – a liberdade de redistribuir as cópias livremente do software.
Errada: conforme comentado acima, esta é uma característica de software livre.
D – a liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas. Desta forma, pode-se dar a toda a comunidade a chance de se beneficiar com as mudanças. Mas sem acesso ao código-fonte, que é de propriedade do desenvolvedor.
Errada: conforme comentado acima, esta é uma característica de software livre.
E – a liberdade de acessar o código-fonte, mas não pode modificá-lo, apenas disponibilizar novas ferramentas a partir do que já existe.
Errada: conforme comentado acima, esta é uma característica de software livre.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.
Deixe um comentário