Analise as assertivas abaixo, e assinale a que NÃO corresponde a uma característica presente tanto no sistema operacional Linux, quanto no Windows.
- A) São sistemas multitarefas.
- B) Possuem versões para servidores.
- C) São multiusuários.
- D) Possuem gerenciamento de memória.
- E) Permitem que seus usuários acessem completamente o código fonte.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Permitem que seus usuários acessem completamente o código fonte.
Analisando as alternativas, temos que:
A – São sistemas multitarefas.
Errada: de fato, sistema multitarefa é aquele que permite a execução vários programas simultaneamente, como ocorre com o Windows e o Linux.
B – Possuem versões para servidores.
Errada: de fato, tanto o Windows quanto o Linux disponibilizam versões específicas para serem executadas em servidores.
C – São multiusuários.
Errada: multiusuário significa que mais de um terminal pode ser conectado a um computador e eles podem compartilhar a CPU. Os usuários de todos os terminais podem executar programas, acessar arquivos e imprimir documentos de uma só vez. O sistema operacional gerencia os pedidos que os vários usuários fazem ao computador, evita que um interfira no outro e atribui prioridades quando duas ou mais pessoas querem usar o mesmo arquivo ou a mesma impressora simultaneamente. De fato, tanto o Windows quanto o Linux são sistemas multiusuário.
D – Possuem gerenciamento de memória.
Errada: esta é uma atribuição do sistema operacional, e consiste em identificar quais regiões da memória estão em uso e quais estão livres, destinar memória para processos quando eles necessitarem e liberar tal memória quando a execução dos processos for finalizada, coordenar a troca de dados entre a memória principal e unidades de armazenamento, no recurso conhecido como memória virtual, que atua como uma expansão da memória RAM. De fato, tanto o Windows quanto o Linux permitem tal gerenciamento.
E – Permitem que seus usuários acessem completamente o código fonte.
Certa: código fonte é o programa escrito em linguagem de alto nível, ou seja, uma linguagem que trabalha com palavras em inglês, que são compreendidas por um programador. Só é possível modificar um programa a partir do seu código fonte.
Código aberto é a mesma coisa que open source: trata-se de um software que permite o acesso ao código fonte do programa; este acesso permite que o código seja estudado e modificado, para se adequar às necessidades de um usuário. Esta é uma característica dos programas denominados software livre, ou seja, se um programa for software livre, o seu código fonte estará disponível, como é o caso do Linux.
O Windows é um software comercial, aquele produzido e comercializado por uma determinada empresa, pelo qual o usuário deve adquirir uma licença de uso, e normalmente tem o seu código fonte não disponível.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.
Deixe um comentário