Os sistemas operacionais são interfaces que permitem aos usuários interagir com o computador sem que seja necessário saber “falar a língua” dele. Tais sistemas já vem instalados ou pré-instalados na máquina, influenciando não apenas na experiência que o usuário virá a ter com sua nova aquisição, mas, também, no preço final do produto. O sistema que tem o código aberto, desenvolvido por programadores voluntários espalhados por toda internet e distribuído sob a licença pública GPL é o
- A) Windows
- B) Mac OS
- C) GNU/Linux
- D) Chrome OS
Resposta:
A alternativa correta é letra C) GNU/Linux
Código fonte é o programa escrito em linguagem de alto nível, ou seja, uma linguagem que trabalha com palavras em inglês, que são compreendidas por um programador. Para estudar um software, é imprescindível acesso ao seu código fonte. Como o Windows é um software proprietário, seu código fonte não fica disponível.
Código aberto é a mesma coisa que open source: trata-se de um software que permite o acesso ao código fonte do programa; este acesso permite que o código seja estudado e modificado, para se adequar às necessidades de um usuário. Esta é uma característica dos programas denominados software livre, ou seja, se um programa for software livre, o seu código fonte estará disponível, como é o caso do Linux, por exemplo.
A GPL (General Public License) é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre (que, como visto, não é o caso do Windows), em grande parte devido à sua adoção para o Linux. Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:
- A liberdade de executar o programa para qualquer propósito (liberdade nº 0). Significa que software livre pode ser usado domestica ou comercialmente, sem restrições;
- A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
- A liberdade de redistribuir cópias de modo que o usuário possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2);
- A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
Analisando as alternativas, temos que:
A – Windows
Errada: o Windows é um software comercial, ou proprietário e, assim sendo, só pode ser obtido mediante o pagamento de uma licença de uso e, mesmo com o pagamento da licença, não é possível acessar o código fonte.
B – Mac OS
Errada: assim como o Windows, o Mac OS é um software comercial, ou proprietário e, assim sendo, só pode ser obtido mediante o pagamento de uma licença de uso e, mesmo com o pagamento da licença, não é possível acessar o código fonte.
C – GNU/Linux
Certa: de fato, o Linux utiliza a licença GPL (General Public License), que é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o Linux.
D – Chrome OS
Errada: Chrome OS é um sistema operacional de código aberto baseado em Linux, destinado a explorar a Internet e serviços disponibilizados pelo Google. Automaticamente acessa à Internet quando é inicializado solicitando configurações idioma e teclado e as informações da conta do Google para que o sistema disponibilize todos os seus recursos. Não é distribuído sob a licença GPL, mas sob a licença Licença de Atribuição Creative Commons. Apesar de ser possível usar o software gratuitamente, tal licença é protegida por direitos autorais.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário