Os sistemas operacionais Windows® e Linux® dominam o mercado, atualmente, tanto no público geral, quanto nos ambientes corporativos.
Sobre as principais diferenças entre esses sistemas operacionais (considerando as versões mais recentes), é correto afirmar que:
- A) os sistemas operacionais Linux são mais caros do que os sistemas operacionais Windows.
- B) ambos os sistemas operacionais são baseados em multitarefa, com o conceito de processos.
- C) os sistemas operacionais Linux não dispõem de interface gráfica, enquanto o Windows dispõe.
- D) é mais fácil encontrar controladores (drivers) de dispositivos periféricos para Linux do que para Windows.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) ambos os sistemas operacionais são baseados em multitarefa, com o conceito de processos.
Os sistemas operacionais Windows® e Linux® dominam o mercado, atualmente, tanto no público geral, quanto nos ambientes corporativos.
Sobre as principais diferenças entre esses sistemas operacionais (considerando as versões mais recentes), é correto afirmar que:
a) os sistemas operacionais Linux são mais caros do que os sistemas operacionais Windows.
b) ambos os sistemas operacionais são baseados em multitarefa, com o conceito de processos.
c) os sistemas operacionais Linux não dispõem de interface gráfica, enquanto o Windows dispõe.
d) é mais fácil encontrar controladores (drivers) de dispositivos periféricos para Linux do que para Windows.
Analisando as alternativas, temos que:
A – os sistemas operacionais Linux são mais caros do que os sistemas operacionais Windows.
Errada: Linux é um software livre e, como tal, é gratuito.
B – ambos os sistemas operacionais são baseados em multitarefa, com o conceito de processos.
Certa: tano Linux quanto Windows são sistemas multitarefa, que é uma característica de um sistema-operacional que pode executar mais de uma tarefa (programa) ao mesmo tempo, por exemplo, Word e Excel no Windows, e Writer e Calc no Linux. A capacidade de multitarefa permite ao sistema operacional executar programas, controlar periféricos, gerenciar desempenho, compilar programas e editar arquivos concomitantemente.
C – os sistemas operacionais Linux não dispõem de interface gráfica, enquanto o Windows dispõe.
Errada: No Linux, a interação do usuário com a interface gráfica se dá através de programas gerenciadores de janelas, como o KDE, o Gnome e o Windowmaker, que são os mais utilizados para este fim e costumam ser muito citados em provas. Outros exemplos de plataformas gráficas são: XFCE, Ice WM e Black Box. A interface gráfica (ou GUI – Graphical User Interface) é um programa que pode ser executado no sistema operacional Linux para gerar um ambiente quase idêntico ao que conhecemos no Windows, com janelas, ícones, caixas de diálogo e etc. Na maioria dos casos, o usuário pode escolher qual interface gráfica vai utilizar em seu sistema operacional Linux.
D – é mais fácil encontrar controladores (drivers) de dispositivos periféricos para Linux do que para Windows.
Errada: um driver é um software que permite que o computador se comunique com dispositivos de hardware. Sem drivers, os dispositivos que você conecta ao computador, por exemplo, um mouse ou uma unidade de disco rígido externa, não funcionam corretamente."
Assim sendo, um driver é um pequeno programa que controla um dispositivo de hardware quando ele é utilizado e todos os dispositivos precisam de um driver para funcionar. Como o sistema operacional mais usado no mundo é o Windows, há mais drivers para este sistema operacional do que para o Linux.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário