Você está em seu primeiro dia no emprego e recebeu como material de trabalho um pen drive de 16GB. Nesse pen drive você precisa salvar um único arquivo de 5,32GB chamado backup2016.zip. Porém, como o pen drive é novo e não veio formatado de fábrica, você o formata, escolhendo o sistema de arquivos FAT32.
Qual alternativa melhor explica o que vai acontecer?
- A) O arquivo será salvo depois de um longo tempo sendo gravado no pen drive, tendo em vista o tamanho de 5,32GB do arquivo original.
- B) O sistema operacional vai particionar em 2 arquivos de tamanhos iguais para aumentar a velocidade de gravação no pen drive.
- C) O arquivo não será gravado, pois o sistema de arquivos FAT32 não suporta arquivos únicos maiores de 4GB.
- D) O arquivo não será gravado, pois o sistema de arquivos FAT32 não suporta nomes de arquivos contendo mais que oito (8) caracteres, não incluindo a extensão do arquivo.
- E) O arquivo não será gravado, pois o sistema de arquivos FAT32 não suporta arquivos com extensão .zip.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) O arquivo não será gravado, pois o sistema de arquivos FAT32 não suporta arquivos únicos maiores de 4GB.
Sistema de Arquivos é a estrutura que indica como os arquivos devem ser gravados e lidos pelo sistema operacional do computador. É o sistema de arquivos que determina como as informações podem ser guardadas, acessadas, copiadas, alteradas, nomeadas e até apagadas. Ou seja, toda e qualquer manipulação de dados em um dispositivo de armazenamento necessita de um sistema de arquivos para que estas ações sejam possíveis. Sem um sistema de arquivos, os dados armazenados seriam apenas um conjunto de bits sem utilidade.
FAT: File Allocation Table (traduzindo: Tabela de Alocação de Arquivos). A primeira versão do FAT surgiu em 1977, para trabalhar com o sistema operacional MS-DOS, mas foi padrão até o Windows 95. Com o surgimento de dispositivos de armazenamento mais sofisticados e com maior capacidade, o sistema FAT foi ganhando revisões, identificadas pelos nomes FAT12 e FAT16, sendo o primeiro quase um desconhecido e o último padrão dos sistemas operacionais da Microsoft por muito tempo. As versões surgem com o intuito de eliminar determinadas limitações do sistema de arquivos anterior. A Microsoft lançou, em 1996, o FAT32, que se tornou o sistema de arquivos do Windows 95 (versão OSR 2) e do Windows 98, sendo também compatível com versões lançadas posteriormente, como Windows 2000 e Windows XP, embora estes tenham um sistema de arquivos mais avançado, o NTFS.
O FAT32 pode trabalhar com arquivos que possuam no máximo 4 GB de espaço ocupado.
Analisando as alternativas, temos que:
A – O arquivo será salvo depois de um longo tempo sendo gravado no pen drive, tendo em vista o tamanho de 5,32GB do arquivo original.
Errada: conforme comentado a seguir, o FAT32 não permite a gravação do arquivo por causa de seu tamanho, ou seja, o arquivo não será salvo.
B – O sistema operacional vai particionar em 2 arquivos de tamanhos iguais para aumentar a velocidade de gravação no pen drive.
Errada: não haverá qualquer particionamento, pois, conforme comentado a seguir, o FAT32 não permite a gravação do arquivo por causa de seu tamanho, ou seja, o arquivo não será salvo.
C – O arquivo não será gravado, pois o sistema de arquivos FAT32 não suporta arquivos únicos maiores de 4GB.
Certa: de fato, o arquivo não será gravado, pois o sistema de arquivos FAT32 não suporta arquivos únicos maiores de 4GB, e o arquivo mencionado no enunciado, cujo tamanho é de 5,32 GB, excede este limite.
D – O arquivo não será gravado, pois o sistema de arquivos FAT32 não suporta nomes de arquivos contendo mais que oito (8) caracteres, não incluindo a extensão do arquivo.
Errada: de fato, o arquivo não será gravado, mas a razão não é a quantidade de caracteres do nome: o sistema de arquivos FAT32 não suporta arquivos únicos maiores de 4GB, e o arquivo mencionado no enunciado, cujo tamanho é de 5,32 GB, excede este limite.
E – O arquivo não será gravado, pois o sistema de arquivos FAT32 não suporta arquivos com extensão .zip.
Errada: de fato, o arquivo não será gravado, mas a razão não é extensão .zip, que é suportada pelo FAT32: o sistema de arquivos FAT32 não suporta arquivos únicos maiores de 4GB, e o arquivo mencionado no enunciado, cujo tamanho é de 5,32 GB, excede este limite.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário