Quando se precisam recuperar informações em um arquivo, é feita uma consulta ao sistema operacional indicando o nome do arquivo e o método de acesso, que define o modo como a aplicação irá buscar os dados de que necessita dentro do arquivo. Os principais métodos de acesso aos arquivos estão relacionados abaixo, a EXCEÇÃO do:
- A) Acesso sequencial
- B) Acesso direto
- C) Acesso aleatório
- D) Acesso indexado
- E) Acesso por metadados
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Acesso por metadados
O armazenamento de pequenos volumes de dados, geralmente, não representa grandes problemas no que diz respeito à distribuição dos registros dentro de um arquivo, desde que a frequência de acessos aleatórios a registros não seja muito elevada.
A medida que cresce o volume de dados e/ou a frequência e a complexidade dos acessos, crescem também os problemas de eficiência do armazenamento dos arquivos e do acesso a seus registros, sendo a sofisticação das técnicas de armazenamento e recuperação de dados uma consequência da necessidade de acesso rápido a registros pertencentes a grandes arquivos ou, simplesmente, arquivos muito solicitados.
A maneira intuitiva de armazenar um arquivo consiste na distribuição dos seus registros em uma ordem arbitrária, um após o outro, dentro da área destinada a contê-lo. Esta ordem pode ser, por exemplo, aquela na qual os registros são gerados. Isto causa uma dificuldade na localização dos registros e uma perda de eficiência, porém esta técnica intuitiva é bastante usada, principalmente durante as fases preliminares da geração de um arquivos.
Um arquivo é formado por uma coleção de registros lógicos, cada um deles representando um objeto ou entidade.
Um registro lógico, ou simplesmente registro, é formado por uma sequência de itens, sendo cada item chamado campo ou atributo. Cada item corresponde a uma característica ou propriedade do objeto representado.
Arquivo sequencial: os registros são dispostos ordenadamente, obedecendo a sequência determinada por uma chave primária, chamada chave de ordenação. Esta organização, que representa um aperfeiçoamento em relação àquela na qual os registros são dispostos aleatoriamente, representa, também, uma perda de flexibilidade por não acomodar com simplicidade as operações de modificação do arquivo.
Arquivo sequencial indexado: quando em um arquivo sequencial o volume de acessos aleatórios torna-se muito grande, configura-se a necessidade de utilização de uma estrutura de acesso, associada ao arquivo, que ofereça maior eficiência na localização de um registro identificado por um argumento de pesquisa do que os métodos vistos para arquivos sequenciais.
Um arquivo sequencial, acrescido em um índice (estrutura de acesso) constitui um arquivo sequencial indexado.
Um índice é formado por uma coleção de pares, cada um deles associando um valor da chave de acesso a um endereço no arquivo. Assim, um índice é sempre específico para uma chave de acesso.
Arquivo indexado: os registros são acessados sempre através de um mais índices, não havendo qualquer compromisso com a ordem física de instalação dos registros.
Arquivo Direto: a ideia básica de um arquivo direto consiste na instalação dos registros em endereços determinados com base no valor de uma chave primária, de modo que se tenha acesso rápido aos registros especificados por argumentos de pesquisa, sem que haja necessidade de percorrer uma estrutura auxiliar (índice). Um arquivo direto é semelhante a um arquivo indexado, no sentido de que, nos dois casos, o objetivo principal é a obtenção de acesso aleatório eficiente. Em um arquivo direto, ao invés do índice é usada uma função que calcula o endereço do registro a partir do argumento de pesquisa.
Arquivo Invertido: utiliza uma organização baseada em uma mudança nos papeis de registro e atributos, de tal forma que, em vez de serem coletados os valores dos atributos para cada registro, são identificados os registros que possuem cada um dos particulares valores da chave de acesso considerada. A cada um dos valores da chave de acesso, presentes no arquivo, é associada uma lista de identificações de registros, chamada lista invertida. As técnicas usuais na organização de índices são válidas também para este caso, devendo ser tomado o devido cuidado com o fato de que, em um arquivo invertido, a cada valor da chave de acesso está associado não apenas um endereço do registro, mas sim um conjunto de endereços dos registros que possuem aquele valor da chave.
Metadados são atributos que ajudam a descrever dados de arquivos, como dono, tamanho, data de criação, tipo de arquivo e outra informações, e não são uma técnica para organização de arquivos.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.
Deixe um comentário