Sobre os sistemas operacionais Linux e Windows, assinale a alternativa correta:
- A) O Windows é mais eficiente que o Linux em todos os critérios.
- B) A parte mais importante de um sistema operacional é o Kernel, que se comunica com a CPU e os demais componentes de hardware.
- C) O Linux e o Windows são sistemas operacionais bem diferentes, porém diversos comandos para execução de tarefas são idênticos, como por exemplo, para listar arquivos de um diretório.
- D) Enquanto o Windows possui interface gráfica intuitiva o Linux se restringe ao uso de linhas de comando.
- E) O Windows Explorer é utilizado apenas para acesso aos arquivos e diretórios armazenados na máquina do usuário, não permitindo o acesso a áreas de armazenamento na rede.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A parte mais importante de um sistema operacional é o Kernel, que se comunica com a CPU e os demais componentes de hardware.
Sobre os sistemas operacionais Linux e Windows, assinale a alternativa correta:
a) O Windows é mais eficiente que o Linux em todos os critérios.
b) A parte mais importante de um sistema operacional é o Kernel, que se comunica com a CPU e os demais componentes de hardware.
c) O Linux e o Windows são sistemas operacionais bem diferentes, porém diversos comandos para execução de tarefas são idênticos, como por exemplo, para listar arquivos de um diretório.
d) Enquanto o Windows possui interface gráfica intuitiva o Linux se restringe ao uso de linhas de comando.
e) O Windows Explorer é utilizado apenas para acesso aos arquivos e diretórios armazenados na máquina do usuário, não permitindo o acesso a áreas de armazenamento na rede.
Analisando as alternativas, temos que:
A – O Windows é mais eficiente que o Linux em todos os critérios.
Errada: há muitas diferenças entre o Windows e o Linux, e vantagens e desvantagens para ambos, de tal forma que não se pode afirmar que "o Windows seja mais eficiente que o Linux em todos os critérios". No que diz respeito à segurança, por exemplo, o Linux leva vantagem sobre o Windows, já que há bem menos programas maliciosos que afetam o Linux do que o Windows.
B – A parte mais importante de um sistema operacional é o Kernel, que se comunica com a CPU e os demais componentes de hardware.
Certa: de fato, o Kernel é o núcleo do sistema operacional, ou, numa tradução literal, cerne. Ele representa a camada mais baixa de interface com o hardware, sendo responsável por gerenciar os recursos do sistema computacional como um todo. É no kernel que estão definidas funções para operação com periféricos (mouse, disco, impressora, interfaces serial e/ou paralela), gerenciamento de memória, entre outros.
C – O Linux e o Windows são sistemas operacionais bem diferentes, porém diversos comandos para execução de tarefas são idênticos, como por exemplo, para listar arquivos de um diretório.
Errada: apesar de haver, de fato, comandos homônimos nos sistemas operacionais citados, mas o comando para listar arquivos de um diretório no Windows chama-se dir, enquanto no Linux chama-se ls.
D – Enquanto o Windows possui interface gráfica intuitiva o Linux se restringe ao uso de linhas de comando.
Errada: assim como no Windows, o Linux também permite o uso de "interfaces gráficas intuitivas", como o caso do KDE, Gnome, e várias outras.
E - O Windows Explorer é utilizado apenas para acesso aos arquivos e diretórios armazenados na máquina do usuário, não permitindo o acesso a áreas de armazenamento na rede.
Errada: se o computador do usuário estiver integrado a uma rede, o Internet Explorer pode ser usado para acessar arquivos e diretórios em outros computadores bastando, para isto, informar o endereço completo do computador na barra de endereços.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário