No contexto dos sistemas operacionais, a memória virtual representa um recurso que tem por finalidade permitir que programas usem mais espaço de endereçamento que a memória física da máquina ou para prover um mecanismo de proteção de memória consistente e flexível.
Esse recurso é implementado por meio das seguintes técnicas:
- A) segmentação e paginação.
- B) paginação e paralelismo.
- C) paralelismo e escalonamento.
- D) escalonamento e multitarefa.
- E) multitarefa e segmentação.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) segmentação e paginação.
Memória Virtual é um recurso utilizado pelo sistema operacional para funcionar como uma extensão da RAM. Uma parte livre do HD armazena os dados dos programas em execução quando não houver mais espaço na RAM (funcionando como se fosse uma extensão da RAM). É importante notar que este recurso tem como objetivo aumentar a capacidade de memória RAM, e não a velocidade de processamento. O uso da memória virtual implica na utilização do HD, que é um dispositivo eletromecânico, portanto, um dispositivo mais lento do que os dispositivos unicamente eletrônicos, como os chips de memória RAM. O sistema operacional torna-se capaz de executar aplicações mesmo que os programas em execução superem a capacidade da memória RAM, através de técnicas conhecidas como paginação e segmentação, cujas definições são encontradas a seguir.
A paginação é um processo da gerência de memória onde o espaço de endereçamento virtual e o espaço de endereçamento real são divididos em páginas do mesmo tamanho, onde cada página virtual possui uma entrada na tabela, com informações que permitem ao sistema localizar a página real correspondente. Quando um programa é executado, as páginas virtuais são transferidas do HD para a memória principal e colocadas em frames (páginas reais).
Segmentação é um procedimento da gerência de memória, onde os programas são divididos em sub-rotinas e estruturas de dados, e depois são colocados em blocos de informações na memória que possuem tamanhos diferentes com seu próprio espaço de endereçamento.
A diferença entre a paginação e a segmentação é que, o primeiro divide o programa em partes de tamanho fixo, sem qualquer ligação com a estrutura do programa, já o segundo permite uma relação entre a lógica do programa e sua divisão na memória.
O sistema operacional mantém uma tabela com as áreas livres e ocupadas da memória. Quando um novo processo é carregado para a memória, o sistema localiza um espaço livre que o acomode. Na segmentação somente os segmentos referenciados são transferidos do HD para a memória.
Paralelismo: forma eficiente de processamento de informação que explora eventos concorrentes no processamento de dados. Visa a obtenção de alto desempenho através da melhoria da arquitetura e de técnicas de processamento. Não é um recurso usado na memória virtual.
Escalonamento: a CPU utiliza um programa chamado escalonador de CPU que seleciona o processo em memória pronto a ser executado e destina uso de CPU para ele. Não é um recurso usado na memória virtual.
Multitarefa: é uma característica dada a sistemas operacionais capazes de executar mais de uma tarefa simultaneamente, como é o caso do Windows e do Linux.
Como a memória virtual é constituída através da utilização das técnicas de segmentação e paginação, A RESPOSTA É A LETRA A..
Deixe um comentário