Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Para todos os tipos de psicoterapia é necessário que haja motivação e capacidade de estabelecer um bom vínculo terapêutico. Destacam-se as principais indicações e contraindicações de cada modalidade psicoterápica psicodinâmica, considerando suas especificidades e características técnicas.

Quanto aos tipos de psicoterapia, analise os itens a seguir:
 

I. Psicoterapia de Apoio – Situações de crise agudas, dificuldades de ajustamento a situações de vida (adoecimento, perdas), redução ou eliminação de sintomas, restabelecimento de mecanismos/funcionamentos anteriores à crise.
 

II. Psicoterapia de Orientação Psicanalítica – Transtornos de personalidade (sem presença de comportamento destrutivo e antissocial) e conflitos neuróticos.
 

III. Psicanálise – Transtornos de personalidade, indivíduos com aspectos caracterológicos que não configuram um quadro psicopatológico, porém que a mudança traria qualidade de vida.

Está(ão) CORRETO(S):

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) I, II, III.

Gabarito: Letra E.

     


Quanto aos tipos de psicoterapia, analise os itens a seguir:
 

Essa é uma questão que está baseada nas indicações presentes no artigo de Osório et al. Veja:

"Psicoterapia de Apoio

 

Principais Indicações: Situações de crise agudas, dificuldades de ajustamento a situações de vida (adoecimento, perdas), redução ou eliminação de sintomas, restabelecimento de mecanismos/funcionamentos anteriores à crise.

 

Principais Contra-indicações: Indicação para terapias mais expressivas/ de longo prazo e ideação suicida.

 

Psicoterapia de Orientação Psicanalítica

 

Principais Indicações: Transtornos de personalidade (sem presença de comportamento destrutivo e antissocial) e conflitos neuróticos.

 

Principais Contra-indicações: Quadros psicóticos agudos; alcoolismo crônico ou adição a drogas; síndrome cerebral orgânica e deficiência mental.

 

Psicanálise

 

Principais Indicações: Transtornos de personalidade, indivíduos com aspectos caracterológicos que não configuram um quadro psicopatológico, porém que a mudança traria qualidade de vida.

 

Principais Contra-indicações: Presença de importante fragilidade egóica: quadros psicóticos proeminentes, crises agudas de transtorno de personalidade, ansiedade e do humor, dependência química, transtornos mentais orgânicos."

 

Fonte: "Psicoterapias: conceitos introdutórios para estudantes da área da saúde" (Osório et al.)

 

Com isso, nota-se que todas as afirmativas abaixo relacionam corretamente a abordagem teórica com as indicações.

 

I. Psicoterapia de Apoio - Situações de crise agudas, dificuldades de ajustamento a situações de vida (adoecimento, perdas), redução ou eliminação de sintomas, restabelecimento de mecanismos/funcionamentos anteriores à crise.
 

II. Psicoterapia de Orientação Psicanalítica - Transtornos de personalidade (sem presença de comportamento destrutivo e antissocial) e conflitos neuróticos.
 

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra E.

 

Está(ão) CORRETO(S):


a)  III, apenas.
b)  I, III, apenas.
c)  I, apenas.
d)  II, III, apenas.
e)  I, II, III.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *