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Pichon-Riviére (2009) trouxe uma grande contribuição quando credita ao “vínculo” o ponto necessário para se compreender um grupo, ou seja, sem o vínculo trata-se apenas de um agrupamento de pessoas em um determinado espaço e tempo.

O trabalho em grupo nas instituições das políticas públicas permite ao psicólogo

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) desenvolver saberes e práticas para trabalhar com os vínculos na integralidade de suas características políticas, sociais e culturais, o sentimento de pertencimento, os laços dentro da comunidade, as identidades culturais, e assim por diante.

   

  

O trabalho em grupo nas instituições das políticas públicas permite ao psicólogo

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Neste trabalho é fundamental a construção de vínculos entre profissionais e usuárias(os), bem como a participação da população nas tomadas de decisões sobre a própria vida, nas experiências de escolher e decidir coletivamente, entre outras. O documento Concepção de convivência e fortalecimento de vínculos (BRASIL, 2017) sugere, ainda, que, respeitando as orientações metodológicas do SUAS, podem ser utilizados, no trabalho social, instrumentais facilitadores, tais como jogos educativos, técnicas de dinamização de grupos, atividades culturais, entre outros. Aliadas às demais formas e estratégias de proteção social no SUAS, o trabalho socioassistencial no enfrentamento das vulnerabilidades é associado ao fortalecimento de vínculos.

 

Assim, a Psicologia pode aprofundar o seu conhecimento sobre as vulnerabilidades sociais e os processos de vulnerabilização, articulando condições de vida e dimensões subjetivas da existência no contexto sócio-histórico. Compreender os processos de transformação e de potencialização dos sujeitos, grupos, famílias, comunidades e territórios. Por fim, desenvolver saberes e práticas para trabalhar com os vínculos na integralidade de suas características políticas, sociais e culturais, o sentimento de pertencimento, os laços dentro da comunidade, as identidades culturais, e assim por diante."

 

Fonte: "Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) no CRAS/SUAS" (CFP)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  conhecer os processos relacionais que ocorrem nos agrupamentos, o que permite generalizar os casos e não se tem um objetivo definido quanto ao desdobramento dessas informações.


b)  desenvolver saberes e práticas para trabalhar com os vínculos na integralidade de suas características políticas, sociais e culturais, o sentimento de pertencimento, os laços dentro da comunidade, as identidades culturais, e assim por diante.


c)  reconhecer a vulnerabilização de cada grupo para reduzir a capacidade dos sujeitos (singulares e coletivos), culpabilizando-os e estigmatizando-os por suas situações de vida.


d)  ver o grupo como agente de mudança e transformação da realidade; ao passo que o grupo se fortalece o indivíduo vai se fragilizando.

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