Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Levando em consideração o artigo “Plantão psicológico: uma prática clínica da contemporaneidade” (REBOUÇAS, 2010), responda à questão.

Rebouças (2010) faz uma série de considerações sobre uma nova modalidade de atendimento clínico-psicológico denominada de Plantão Psicológico.

NÃO é um dos propósitos dessa modalidade de atendimento, segundo a autora:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) resolver e aprofundar a problemática da pessoa em sofrimento.

   

   

NÃO é um dos propósitos dessa modalidade de atendimento, segundo a autora:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Neste trabalho, discutiremos a respeito do Plantão Psicológico, entendendo este como uma modalidade de atendimento clínico-psicológico de tipo emergencial, aberto à comunidade (Cury, 1999), cuja função é proporcionar uma escuta e um acolhimento à pessoa no momento de crise. Lembrando que tal proposta não tem como finalidade a resolução ou o aprofundamento da “problemática” da pessoa, mas um momento de compreensão do seu sofrimento.

(...)

O plantão psicológico, assim, vai exigir do profissional uma disponibilidade para se deparar com o inesperado e, diante disso, buscar alternativas. O plantão psicológico, de acordo com Morato (1999) caracteriza-se como um espaço de acolhimento e escuta no momento em que a pessoa procura ajuda, tentando propiciar a elaboração e ressignificação do seu sofrimento, utilizando seus próprios recursos e, na medida do possível, os recursos que a instituição dispõe ou indo buscá-los fora desta. 

(...)

Nesse sentido, o plantão, ao oferecer esse espaço, promove o restabelecimento do ethos que foi perdido, devolvendo ao homem seu lugar no mundo. As pessoas não necessariamente precisam de uma psicoterapia para se sentir bem, muitas precisam apenas dessa atitude, desse novo olhar, dessa “mão estendida” para que elas possam ser quem realmente são, para que possam se enxergar como seres únicos, para que possam ter aquilo que o mundo atual não permite que tenham, mesmo que seja por um breve momento. A proposta do plantão é justamente criar condições para que o indivíduo possa por si só encontrar seus caminhos, mas esta trilha muitas vezes é tortuosa e em alguns momentos o homem precisará desse espaço para se fortalecer e posteriormente continuar. Assim, o plantão estará à disposição sempre que alguém precisar."

 

Fonte:“Plantão psicológico: uma prática clínica da contemporaneidade” (Rebouças, 2010)

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra A.


a)  resolver e aprofundar a problemática da pessoa em sofrimento.
b)  proporcionar escuta e acolhimento à pessoa no momento da crise.
c)  criar um espaço de acolhimento no momento em que a pessoa procura ajuda.
d)  produzir condições para que o indivíduo possa, por si só, encontrar seus caminhos.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *