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Haja vista o que apresentam Greenberg e Dewan (2015) no capítulo “Um delicado equilíbrio: a contribuição dos fatores psicossociais aos tratamentos biológicos dos transtornos mentais” do livro “Integrando psicoterapia e psicofarmacologia: manual para clínicos”, responda à questão.

Greenberg e Dewan (2015) sugerem recomendações aos profissionais para reduzir o abandono terapêutico. Sobre tais recomendações, considere as afirmativas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

(   ) O abandono pode ser minimizado caso o terapeuta ajude o paciente a fortalecer a esperança de um desfecho positivo com o tratamento.

(   ) Monitorar o curso do tratamento por meio do feedback periódico pode ajudar a reduzir a interrupção prematura dos pacientes.

(   ) O terapeuta deve se mobilizar continuamente para atender às expectativas dos pacientes, mesmo que elas sejam incorretas ou irreais.

(   ) Convém ao terapeuta avaliar os valores, desejos e vontades do paciente quanto ao tipo de tratamento que está sendo implementado.

(   ) No decorrer do processo terapêutico, o profissional deve priorizar os aspectos neurobiológicos aos psicológicos na abordagem com os pacientes.

Assinale a sequência CORRETA:

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) V, V, F, V, F.

   

   

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A primeira sugestão tem a ver com dar atenção especial às preferências do paciente. Isso pode envolver uma avaliação dos valores, desejos ou vontades do paciente quanto ao tipo de tratamento que está sendo implementado. Pode-se incluir uma discussão das opiniões sobre fármacos, psicoterapia ou sua combinação, bem como o tipo de clínico com quem o paciente mais gostaria de trabalhar e os papéis do paciente e do clínico trabalhando em conjunto.

(...)

A segunda sugestão colocada por Swift, Greenberg e colaboradores (2012) para reduzir o abandono pelos pacientes tem a ver com a educação destes sobre o que esperar em relação à duração e aos padrões de mudança do tratamento. Conforme documentado por Swift, Callahan e Vollmer (2011), os pacientes muitas vezes têm expectativas incorretas ou irreais sobre o que vai acontecer no tratamento, quanto tempo ele vai durar, quais tipos de efeitos colaterais podem aparecer e que tipos de benefícios resultarão. Frequentemente, pode haver um descompasso entre o que o clínico espera com base na experiência e leitura da literatura e as crenças irrealistas do paciente alimentadas por anúncios, comerciais e um compreensível desejo de soluções rápidas, quase mágicas. A discussão franca pode ajudar os pacientes a ajustar suas crenças e a permanecer em tratamento conforme seu curso se desenrola ao longo de altos e baixos e uma duração que pode exceder às expectativas iniciais.

(...)

Outra sugestão importante para reduzir a probabilidade de interrupção prematura por parte do paciente tem a ver com ajudá-lo a fortalecer a esperança de um desfecho positivo com tratamento (Swift & Greenberg, 2012; Greenberg, Constantino, & Bruce, 2006).

(...)

Uma sugestão adicional da pesquisa orientada para reduzir a interrupção prematura vem da utilização de feedback periódico dos pacientes para monitorar o curso do tratamento."

 

Fonte: “Integrando psicoterapia e psicofarmacologia: manual para clínicos” (Oliveira et al.)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e as falsas.

 

V ) O abandono pode ser minimizado caso o terapeuta ajude o paciente a fortalecer a esperança de um desfecho positivo com o tratamento.

  

( V ) Monitorar o curso do tratamento por meio do feedback periódico pode ajudar a reduzir a interrupção prematura dos pacientes.

  

( F ) O terapeuta deve se mobilizar continuamente para atender às expectativas dos pacientes, mesmo que elas sejam incorretas ou irreais.

  

V ) Convém ao terapeuta avaliar os valores, desejos e vontades do paciente quanto ao tipo de tratamento que está sendo implementado.

  

( F ) No decorrer do processo terapêutico, o profissional deve priorizar os aspectos neurobiológicos aos psicológicos na abordagem com os pacientes.

 

Portanto, a sequência ficou V V F V F. Encontramos a resposta na Letra D.

 

Assinale a sequência CORRETA:


a)  F, F, V, F, V.
b)  V, F, V, F, V.
c)  F, V, F, V, F.
d)  V, V, F, V, F.

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