Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A relação terapêutica envolve todos os elementos, sentimentos, pensamentos e atitudes que ocorrem a partir do momento em que se forma uma dupla terapeuta-paciente. Em psicoterapia, além de técnicas especiais de cada escola psicoterapêutica, os fenômenos que ocorrem na relação entre terapeuta e paciente são determinantes para que se consiga atingir os objetivos propostos. Assinale a alternativa incorreta sobre Aliança Terapêutica ou de Trabalho (AT) em psicoterapia.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) A AT representa o componente do relacionamento entre o paciente e seu terapeuta impactado pela transferência; corresponde aos elementos da relação real e simbólica que atuam nos objetivos terapêuticos.

Gabarito Letra D

A relação terapêutica envolve todos os elementos, sentimentos, pensamentos e atitudes que ocorrem a partir do momento em que se forma uma dupla terapeuta-paciente. Em psicoterapia, além de técnicas especiais de cada escola psicoterapêutica, os fenômenos que ocorrem na relação entre terapeuta e paciente são determinantes para que se consiga atingir os objetivos propostos. Assinale a alternativa incorreta sobre Aliança Terapêutica ou de Trabalho (AT) em psicoterapia.
a)  A AT é composta de três elementos essenciais: (1) desenvolvimento de vínculo pessoal composto de sentimentos positivos recíprocos; (2) acordo sobre os objetivos do tratamento; (3) acordo sobre as tarefas que cabem ao terapeuta e ao paciente no processo psicoterapêutico.

Certo! Veja:

“A partir dessa diferenciação, os estudos de Bordin (1979) propõem três dimensões essenciais na composição da aliança: 1) acordo nos objetivos do tratamento entre paciente e terapeuta, 2) acordo nas tarefas e 3) desenvolvimento do vínculo (confiança e apego) entre a dupla. O conceito de AT proposto por Bordin foi considerado ateórico por conter elementos comuns a diferentes teorias psicoterapêuticas. Dessa forma, a maioria das conceituações teóricas sobre a AT baseia-se no trabalho desse autor (Ackerman & Hilsenroth, 2003).”


b)  A AT é um elemento determinante e comum a todas as formas de psicoterapia e refere-se ao vínculo estabelecido entre paciente e terapeuta, o qual é fundamental para o trabalho psicoterapêutico.

Certo! A aliança terapêutica é, inclusive, um fator muito relevante no sucesso psicoterapêutico.


c)  A técnica é baseada na teoria clínica (e norteada por ela) que referencia o tratamento, enquanto a aliança representa quanto terapeuta e paciente estão conseguindo caminhar juntos no processo terapêutico. Sob esse ponto de vista, é um elemento comum a todas as técnicas psicoterapêuticas.

Certo! A aliança terapêutica é um importante fator comum presente em todas terapias.


d)  A AT representa o componente do relacionamento entre o paciente e seu terapeuta impactado pela transferência; corresponde aos elementos da relação real e simbólica que atuam nos objetivos terapêuticos.

Errado. Muitas abordagens não trabalham com o conceito de transferência, mas a aliança terapêutica ainda está presente.


e)  A AT diz respeito à parte racional e intencional dos sentimentos do paciente para com seu terapeuta. Para Greenson, a origem da AT está na motivação do paciente para superar sua sensação de desamparo.

Certo! Veja:

“Dentro das relações terapêuticas, o estabelecimento de vinculo é o primeiro fator crucial para o processo psicoterápico ter avanço. A questão dentro deste tema trouxe a visão diversificada de autores da psicologia clínica. Conhecer a diversidade e as definições destes autores possibilitará ao profissional a oportunidade de escolher a melhor maneira adequada e que pretende atuar. Com base no exposto, tem-se:

• Zetzel – acentuou a importância da AT para o sucesso da terapia. A capacidade de desenvolver uma relação de trabalho depende de um certo grau de maturidade do ego existente antes do contato com o terapeuta;

• Freud – definiu a AT como a parte racional e intencional dos sentimentos do paciente para com seu terapeuta. Para ele, a origem da AT está na motivação do paciente para superar sua doença e sua sensação de desamparo; e,

• Greenson – destacou que o primeiro objetivo da terapia é ligar o paciente ao terapeuta. Segundo ele, com interesse do profissional aliado à alguns cuidados, o paciente logo estabelece, espontaneamente, esta ligação.”

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: Psicoterapias : abordagens atuais [recurso eletrônico] / Aristides Volpato Cordioli (organizador) – 3. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2008.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *