Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre os laboratórios de relações interpessoais, assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) São uma atividade grupal intensiva, geralmente com um foco e que objetiva aos participantes uma experiência vivencial, com reflexões e trocas de informações.

Gabarito: Letra A

Sobre os laboratórios de relações interpessoais, assinale a alternativa correta.
a)  São uma atividade grupal intensiva, geralmente com um foco e que objetiva aos participantes uma experiência vivencial, com reflexões e trocas de informações.

Certo! Veja:

“Os laboratórios de relações interpessoais são uma atividade grupal intensiva, geralmente com um foco determinado, e que objetivam proporcionar a seus participantes uma experiência vivencial e a oportunidade de uma reflexão conjunta, e a troca de idéias e informações com outras pessoas com o mesmo campo motivacional da proposta do laboratório.”


b)  Surgiram nos anos de 1990 e tiveram como seus precursores os T-Groups criados por Zimerman.

Errado. Eles surgem nos anos 50. Além disso, os T-Groups foram criados por Lewin.

Os laboratórios surgiram nos anos de 1950 e tiveram seus precursores nos T-Groups criados por Kurt Lewin, que, como vimos no tópico correspondente, tornaram-se o instrumento fundamental para o treinamento em dinâmica de grupos. Posteriormente vieram a se expandir e a sofrer significativas transformações, conforme o marco referencial em que se situavam seus mentores. Assim, quando empregados por terapeutas que trabalhavam com técnicas corporais, poderiam incluir em sua estrutura práticas como ioga, exercícios respiratórios, relaxamento, desinibição sexual e outras.”


c)  Evitavam técnicas corporais, tais como ioga, exercícios respiratórios e relaxamentos, muito comuns em outros grupos da época.

Errado. Essas técnicas poderiam, sim, ser incluídas.


d)  São modalidades realizadas apenas em grupos homogêneos.
Errado. O laboratório pode ser realizado tanto em grupos homogêneos como em grupos heterogêneos.

“A formatação dos laboratórios varia muito segundo as diferentes correntes que o empregam. Assim, vão desde microlaboratórios, com encontros de algumas horas de duração, até as chamadas maratonas que podem durar 40 horas seguidas ou mais. Também a composição dos grupos e o número de participantes diferem significativamente conforme a linha teórica que os sustenta. Podem ser constituídos por grupos homogêneos quanto à origem (como os grupos de formação em dinâmica de grupo) ou deliberadamente heterogêneos, como os que costumam freqüentar as maratonas.”

e)  Fichtner influenciou os laboratórios com uma abordagem de grupos centrada na pessoa do cliente a partir dos anos 80.

Errado. A abordagem centrada na pessoa é de Rogers.

“Embora os grupos de encontro estejam habitualmente vinculados em suas origens aos chamados grupos T criados por Kurt Lewin na década de 1940, com vistas à aprendizagem experimental de como lidar com as tensões emocionais emergentes nos grupos em geral, há quem reserve esta denominação aos grupos inspirados na abordagem psicoterápica centrada na pessoa do cliente, desenvolvida por Carl Rogers a partir dos anos de 1960. Uma curiosidade para nós brasileiros: Rogers esteve no Brasil na década de 1970 e chegou a preconizar, como forma de mitigar os efeitos nefastos da ditadura militar então vigente, que os militares do governo se submetessem a grupos de encontro e à psicoterapia rogeriana. Na ocasião, realizou demonstrações ao vivo na televisão brasileira dos grupos de encontro com a participação de artistas, funcionários e outros profissionais.”

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Referência

Osorio, Luiz Carlos. Grupoterapias: abordagens – Porto Alegre : Artmed, 2008.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *