Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

São considerados fatores terapêuticos do grupo:

1. Instalação da esperança

2. Aprendizagem interpessoal – input

3. Desidentificação

4. Desorientação

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

Gabarito: Letra C

Antes, vamos relembrar todos os fatores, descritos por Yalom:

Instilação de esperança Trata-se da expectativa de conseguir melhorar. A esperança pode ser considerada um impulso para a mudança de comportamento. O terapeuta também precisa ter convicção e otimismo e compartilhar a expectativa positiva em relação à terapia.

Universalidade É a promoção de alívio dos pacientes ao perceberem que não são os únicos com problemas e que não estão sozinhos para enfrentá-los.

Orientação Auxilia os pacientes a conhecer sua doença e a lidar melhor com ela por meio de aconselhamento e instrução didática ou psicoeducação. Ao término de uma terapia de grupo, os participantes adquirem amplo conhecimento sobre o signicado dos sintomas, o funcionamento psíquico e a própria terapia.

Altruísmo É o ato de dar e receber ajuda; isto é, o sentimento de identicação com sofrimento do outro é recíproco, e, por isso, os membros do grupo oferecem apoio mútuo.

Reedição familiar Possibilita ao paciente reviver conitos típicos de família, já que o grupo se parece com uma família em alguns aspectos (existem guras de autoridade, guras fraternas e revelações profundas, assim como sentimentos hostis e competitivos).

Aprendizagem interpessoal – output Corresponde ao desenvolvimento de habilidades sociais pela convivência em grupo. O ambiente grupal oferece aos participantes a oportunidade de praticar novos comportamentos e desenvolver habilidades sociais básicas.

Aprendizagem interpessoal – input Além de viabilizar os relacionamentos interpessoais entre os membros, as habilidades aprendidas no grupo possibilitam a correção da experiência emocional por meio da exposição do paciente a situações que ele não conseguiu enfrentar anteriormente.

Identicação É a possibilidade de os pacientes modelarem-se com base nos aspectos dos outros membros do grupo e do terapeuta, observando a forma que cada um tem de lidar com seus problemas.

Coesão É traduzida pelo bom relacionamento entre os membros, aceitando uns aos outros, incluindo o terapeuta. Um grupo coeso é capaz de acolher e conter as angústias/necessidades de cada um e de todos.

Catarse Corresponde à possibilidade de alívio pelo fato de os membros expressarem as emoções em ambiente grupal.

Fatores existenciais Abrangem os fatores relacionados à existência e à confrontação da condição humana, como mortalidade, responsabilidade e liberdade.

 Autocompreensão Tem como proposta facilitar a aceitação pelos pacientes de aspectos sobre si antes negados, permitindo um resgate de questões reprimidas e rejeitadas por eles mesmos.”

Agora, vejamos o que a questão traz:

Certo!

Certo!

Errado. Esse não é um fator terapêutico. Identificação é um fator.

 

Errado. Esse também não é um fator terapêutico. Orientação é um fator.

 

Assim, apenas 1 e 2 estão corretas.

Gabarito: Letra C

 

Referência

CORDIOLI, A.V. Psicoterapias – Abordagens Atuais. 3. ed. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2008

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *