Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Está INCORRETO quanto à Psicoterapia Analítica:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Estabelece dicotomia inconciliável entre consciente e inconsciente.

Gabarito Letra E

 

Está INCORRETO quanto à Psicoterapia Analítica:

 

a)  É a psicoterapia junguiana.

Certo! A psicoterapia de Jung é a psicoterapia analítica.

“Enquanto Freud acreditava que grande parte da personalidade já estava formada na metade da infância, aproximadamente. Jung preferia ver a personalidade em termos de suas metas e orientação futuras. Finalmente, a fenda entre esses dois pilares do pensamento psicológico aumentou a ponto de a separação de caminhos parecer ser a única solução. Eles começaram a seguir caminhos diferentes em 1913. Depois disso, Jung retirou-se para a privacidade de sua casa durante um período de solidão e introspecção que durou vários anos. Nessa época, ele se auto-analisou profundamente, chegando a conhecer cada um dos componentes de sua psique. Ao fim desse período, estava mais do que convicto de que os princípios básicos de sua teoria eram universalmente válidos. Para distinguir sua teoria da teoria da psicanálise freudiana, ele a chamou de psicologia analítica.” (Friedman e Schustack)

 

b)  O psicólogo monitora o universo simbólico.

Certo! Veja:

“Na psicoterapia junguiana, o psicólogo monitora o universo simbólico, focando o trabalho com os sonhos. Nesse caso, há um diálogo entre o consciente e o inconsciente, o que ajuda na transformação e na ampliação de um olhar interior do paciente. Nessa terapia também utiliza-se a forma não-interpretativa, por meio de desenhos e sandplay, que é um jogo de areia.” (Matéria site Minha vida)

 

c)  Foca a terapia nos sonhos.

Certo! Como vimos, o foco nos sonhos está relacionado com o monitoramento do universo simbólico.

 

d)  Estabelece dicotomia inconciliável entre consciente e inconsciente.

Errado. Na verdade, na teoria de Jung o inconsciente pessoal e o consciente estão mais próximos que para Freud.

“O segundo componente da mente apresentado por Jung, o inconsciente pessoal, contém pensamentos e sentimentos que não fazem parte do conhecimento consciente no presente. Os pensamentos do inconsciente pessoal, entretanto, podem ser acessados. O inconsciente pessoal contém tanto pensamentos quanto impulsos que simplesmente não têm importância no presente e aos quais foram reprimidos de forma intensa por significar ameaça ao ego. Por exemplo, quando você está assistindo a uma aula de psicologia, não está pensando sobre seu encontro amoroso na noite passada (esperamos nós). Essas informações não foram reprimidas; apenas não são importantes no momento. A pessoa que está sentada a seu lado pode estar abrigando profundo ressentimento e animosidade para com um irmão ou irmã por causa de inúmeras rivalidades no passado e, contudo, pertencer a uma família em que o amor â família é de suprema importância. Esse indivíduo talvez reprima esses ressentimentos porque eles ameaçam sua capacidade de se ver como uma pessoa 'boa". Tanto esses pensamentos quanto seus impulsos são considerados por Jung como parte do inconsciente pessoal. (Observe que os pensamentos sobre o encontro amoroso na noite passada provavelmente seriam chamados por Freud de "pré-conscientes'.) Para Jung. além disso, o inconsciente pessoal continha informações passadas (retrospectivas) e futuras (prospectivas). Essa constatação partiu da observação de que vários de seus pacientes tinham sonhos relacionados com problemas c eventos futuros. Isso não quer dizer que eles "viam ' o futuro, mas que sentiam coisas que tendiam a acontecer. Concluindo, Jung acreditava que o inconsciente pessoal serve para compensar (equilibrar) atitudes e idéias conscientes.” (Friedman e Schustack)

 

Nosso gabarito é Letra E.

 

Referência

Friedman, H. S. et Schustack, M. W. Teorias da personalidade: da teoria clássica à pesquisa moderna. São Paulo: Pearson. Prentice Hall, 1999

Especialistas explicam como funciona cada tipo de psicoterapia. Disponível em: www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/33118-especialistas-explicam-como-funciona-cada-tipo-de-psicoterapia

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *