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Procedimento para intervenção pressupõe uma tarefa explícita (a qual pode estar relacionada à aprendizagem, diagnóstico ou tratamento) e uma tarefa implícita (como cada integrante vivencia o grupo), com movimentos de estruturação, desestruturação e reestruturação do grupo durante o processo, representado pelo cone invertido. A técnica descrita corresponde

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) ao grupo operativo.

Gabarito Letra A

 

Procedimento para intervenção pressupõe uma tarefa explícita (a qual pode estar relacionada à aprendizagem, diagnóstico ou tratamento) e uma tarefa implícita (como cada integrante vivencia o grupo), com movimentos de estruturação, desestruturação e reestruturação do grupo durante o processo, representado pelo cone invertido. A técnica descrita corresponde

a)  ao grupo operativo.

b)  à pesquisa-intervenção.

c)  à terapia em grupo psicanalítica.

d)  à pesquisa-ação.

e)  ao método dialógico pautado na linguagem e na cultura.

 

O enunciado fala sobre grupo, e apenas duas alternativas trazem técnicas de grupo. A técnica de grupo relacionada diretamente com a realização de tarefas é a do grupo operativo. Veja:

“A técnica do grupo operativo pressupõe a tarefa explícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento), a tarefa implícita (o modo como cada integrante vivencia o grupo) e o enquadre que são os elementos fixos (o tempo, a duração, a frequência, a função do coordenador e do observador). Para Pichon-Rivière (1998), o processo grupal se caracteriza por uma dialética na medida em que é permeado por contradições, sendo que sua tarefa principal é justamente analisar essas contradições. O autor utiliza uma representação para mostrar o movimento de estruturação, desestruturação e reestruturação de um grupo, que é o cone invertido.

O cone invertido é um instrumento que visualiza uma representação gráfica em que estão incluídos seis vetores de análise articulados entre si, que possibilitam verificar os efeitos da mudança.

Visca (1987, p. 39) esclarece sobre os vetores de análise do cone invertido:

Em poucas palavras, a pertença consiste na sensação de sentir-se parte, a cooperação consiste nas ações com o outro e a pertinência na eficácia com que se realizam as ações. Por outro lado, a comunicação pode ser caracterizada como o processo de intercâmbio de informação, que pode ser entendido desde o ponto de vista da teoria da comunicação ou a partir da teoria psicanalítica, etc.; a aprendizagem, como a preensão instrumental da realidade e a telé – palavra de origem grega, tomada de Moreno –, como a distância afetiva (positiva-negativa).”

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Referência

Bastos, Alice Beatriz B. Izique. (2010). A técnica de grupos-operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon. Psicologo informacao14(14), 160-169. Recuperado em 16 de maio de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-88092010000100010&lng=pt&tlng=pt.

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