Segundo Zimerman (2000), há um fenômeno específico e típico que costuma aparecer no campo grupal e que consiste no fato de que, como um jogo de diapasões acústicos ou de bilhar, a comunicação trazida por um membro do grupo vai ecoar em um outro, o qual, por sua vez, vai transmitir um significado afetivo equivalente, ainda que provavelmente venha embutido numa narrativa de embalagem bem diferente, e assim por diante. De acordo com o autor, esse fenômeno equivale ao da “livre associação de ideias” que acontece nas situações individuais e que, por isso mesmo, exige uma atenção especial por parte do coordenador do grupo. Assinale a opção que apresenta a denominação de tal fenômeno.
- A) Telefone sem fio.
 - B) Associação livre grupal.
 - C) Ressonância.
 - D) Continente.
 - E) Repercussão afetiva.
 
Resposta:
A alternativa correta é letra C)  Ressonância.
 
Segundo Zimerman (2000), há um fenômeno específico e típico que costuma aparecer no campo grupal e que consiste no fato de que, como um jogo de diapasões acústicos ou de bilhar, a comunicação trazida por um membro do grupo vai ecoar em um outro, o qual, por sua vez, vai transmitir um significado afetivo equivalente, ainda que provavelmente venha embutido numa narrativa de embalagem bem diferente, e assim por diante. De acordo com o autor, esse fenômeno equivale ao da "livre associação de ideias" que acontece nas situações individuais e que, por isso mesmo, exige uma atenção especial por parte do coordenador do grupo. Assinale a opção que apresenta a denominação de tal fenômeno.
Essa questão está de acordo com o seguinte trecho do livro "Como Trabalhamos com Grupos" (Zimerman e Osório):
"- No campo grupal, costuma aparecer um fenômeno específico e típico: a ressonância, que, como o seu nome sugere, consiste no fato de que, como um jogo de diapasões acústicos ou de bilhar, a comunicação trazida por um membro do grupo vai ressoar em um outro, o qual, por sua vez, vai transmitir um significado afetivo equivalente, ainda que, provavelmente, venha embutido numa narrativa de embalagem bem diferente, e assim por diante. Pode-se dizer que esse fenômeno equivale ao da "livre associação de idéias" que acontece nas situações individuais e que, por isso mesmo, exige uma atenção especial por parte do coordenador do grupo."
"Como Trabalhamos com Grupos" (Zimerman e Osório, p. 30)
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra C.
a)  Telefone sem fio.
b)  Associação livre grupal.
c)  Ressonância.
d)  Continente.
e)  Repercussão afetiva.

Deixe um comentário