O atendimento psicológico em grupo não costuma ser muito reconhecido. No entanto, mostra-se mais eficaz para vários perfis de pessoas, sendo uma modalidade de prática psicológica útil no contexto universitário. A abordagem fenomenológica como fundamentação teórica do atendimento em grupo se propõe a
- A) conduzir o grupo para as discussões referentes ao contexto universitário, não permitindo a livre expressão dos indivíduos.
- B) compreender o ser humano de forma isolada, como indivíduo, que posteriormente entra em contato e estabelece relações com outros.
- C) reconhecer a importância do contexto histórico no modo de ser de cada um.
- D) estabelecer, a priori, os objetivos e metas a serem desenvolvidos em cada sessão grupal.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) reconhecer a importância do contexto histórico no modo de ser de cada um.
O atendimento psicológico em grupo não costuma ser muito reconhecido. No entanto, mostra-se mais eficaz para vários perfis de pessoas, sendo uma modalidade de prática psicológica útil no contexto universitário. A abordagem fenomenológica como fundamentação teórica do atendimento em grupo se propõe a
Essa questão pode ser respondida com base no seguinte trecho do artigo "O método fenomenológico na condução de grupos terapêuticos" de Alves:
"O atendimento psicológico em grupo costuma ser menosprezado em comparação com o individual. Entretanto, mostra-se mais eficaz para vários perfis de pacientes, sendo uma modalidade de prática psicológica útil no contexto hospitalar. O presente artigo apresenta a abordagem fenomenológica como fundamentação teórica do atendimento a grupos. O que caracteriza essa abordagem é a suspensão de pressupostos que determinem previamente objetivos para o grupo, tornando-se uma metodologia de leitura dos fenômenos grupais. Ademais, esta abordagem compreende a existência como coexistência, reconhecendo a importância das interações sociais na constituição da ‘identidade’ de cada um. Por isso, o atendimento em grupo aparece como modo privilegiado de acesso ao modo de ser de cada participante, possibilitando que disponha mais livremente de si.
(...)
O conceito de aqui-agora é outro que suscita confusões. Em geral ele é associado à abordagem fenomenológica, mas entendido como eliminação de quaisquer acontecimentos passados ou futuros ou exteriores ao que está acontecendo. Não é bem assim. Nós somos seres históricos, o que significa que existimos entre nascimento e morte. Meus modos de ser no mundo são modos constituídos historicamente. (Heidegger, 1927/1998) Exatamente por serem assim constituídos é que existe a possibilidade de descobrir novos modos de ser. Então aqui-agora significa que meus modos históricos de ser estão presentes em cada momento da minha existência, inclusive nas interações com os demais numa situação grupal.
(...)
O que foi dito até aqui vale como diretriz para a condução de grupos em geral. Resumindo, a abordagem fenomenológica é o cuidado de permitir que os fenômenos se mostrem a partir de si mesmos, e não de pressupostos sobre eles."
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra C.
a) conduzir o grupo para as discussões referentes ao contexto universitário, não permitindo a livre expressão dos indivíduos.
b) compreender o ser humano de forma isolada, como indivíduo, que posteriormente entra em contato e estabelece relações com outros.
c) reconhecer a importância do contexto histórico no modo de ser de cada um.
d) estabelecer, a priori, os objetivos e metas a serem desenvolvidos em cada sessão grupal.
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