Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As psicoterapias de grupo surgiram a partir da necessidade de se estender a um número maior de pessoas as possibilidades de atendimento psicoterápico. Os primeiros grupos de que se têm notícias foram organizados por Pratt (1922). Addler, Bion, Foulkes, Pichon Riviére, J. Moreno entre outros, se destacaram no estudo dos grupos, e foi particularmente durante a segunda guerra e no pósguerra que tiveram um grande desenvolvimento. Acerca desta informação é CORRETO afirmar:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) J. Morena conserva os mesmos princípios essenciais que utilizam os seguintes elementos básicos: cenário, protagonista, diretor, ego, auxiliar, público, cena a ser representada e nos Grupos Operativos. Vale destacar a formação dos papeis, o esquema conceitual referencial (ECRO) e a noção dos três Ds (o depositante, o depositado e o depositário).

GABARITO DA BANCA: E

(Questão passível de anulação)

 

As psicoterapias de grupo surgiram a partir da necessidade de se estender a um número maior de pessoas as possibilidades de atendimento psicoterápico. Os primeiros grupos de que se têm notícias foram organizados por Pratt (1922). Addler, Bion, Foulkes, Pichon Riviére, J. Moreno entre outros, se destacaram no estudo dos grupos, e foi particularmente durante a segunda guerra e no pós-guerra que tiveram um grande desenvolvimento. Acerca desta informação é CORRETO afirmar:


a)  Bion e Addler consideram que os grupos Operativos visam operar em uma determinada tarefa, desde que haja uma finalidade psicoterápica e não cobrem os seguintes campos: grupos de ensino-aprendizagem, grupos institucionais, comunitários e terapêuticos.

 

O autor que desenvolveu a técnica dos Grupos Operativos foi Pichon-Rivière. Essa técnica engloba, sim, os grupos de ensino-aprendizagem, os grupos institucionais, comunitários e terapêuticos.

 

Assertiva Falsa.


b)  Addler considera que os grupos Operativos visam operar em uma determinada tarefa, desde que haja uma finalidade psicoterápica e não cobrem os seguintes campos: grupos de ensino-aprendizagem, grupos institucionais, comunitários e terapêuticos.

 

Como discutimos acima, quem desenvolveu essa técnica foi Pichon-Rivière.

 

Assertiva Falsa.


c)  Foulkes, nas relações grupais, utilizou as vertentes sociológicas e introduziu a noção de campo grupal, tendo se dedicado ao estudo das minorias racionais.

 

Há alguns erros de digitação nessa prova.

 

Segundo Zimerman:

 

"K. LEWIN desde 1936 utilizou as vertentes da sociologia e introduziu a noção de campo grupal, tendo se dedicado ao estudo das minorias raciais"

 

Portanto, foi Kurt Lewin, e não Foulkes. 

 

Assertiva Falsa.


d)  Bion, embora nunca tenha trabalhado diretamente com grupoterapias, trouxe uma grande contribuição especifica contida quando publicou «O Futuro de uma Ilusão, O Mal-Estar na Civilização» (1930), sendo Psicologia de Massa o mais importante como contribuição às psicoterapias de grupo.

 

Essa contribuição foi feita por Freud, e não por Bion.

 

Assertiva Falsa.


e)  J. Morena conserva os mesmos princípios essenciais que utilizam os seguintes elementos básicos: cenário, protagonista, diretor, ego, auxiliar, público, cena a ser representada e nos Grupos Operativos. Vale destacar a formação dos papeis, o esquema conceitual referencial (ECRO) e a noção dos três Ds (o depositante, o depositado e o depositário).

 

Essa alternativa está meio confusa.

 

Está correto falar que J. Moreno "conserva os mesmos princípios essenciais que utilizam os seguintes elementos básicos: cenário, protagonista, diretor, ego, auxiliar, público, cena a ser representada".

 

Contudo, o Esquema Conceitual Referencial Operativo (ECRO), a técnica dos Grupos Operativos e a noção dos três Ds foram desenvolvidos por Enrique Pichon-Rivière. 

 

Essa é uma questão, portanto, passível de anulação.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *