Desidratação interna 25 pessoas por dia em SP – 12/11/2013
“Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que, em média, 25 pessoas são internadas em hospitais que atendem pelo SUS no Estado por desidratação.
No primeiro semestre de 2013, foram internados 4.449 paulistas vítimas de desidratação. De janeiro a dezembro de 2012, foram realizadas 10.033 internações e registrados 473 óbitos em todo o Estado. As regiões que tiveram os maiores registros foram respectivamente: Grande São Paulo com 1.451 internações, São José do Rio Preto com 1.156, e Baixada Santista com 1.041 casos.
Entre as principais vítimas de internação, estavam crianças de até 4 anos de idade, num total de 270 internações, e idosos com 762 registros no ano passado”. Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/ciencia/2013/11/12/desidratacao-interna-25-pessoas-por-dia-em-sp.htm
A desidratação pode matar devido ao fato do corpo humano perder em grande quantidade:
- A) exclusivamente água.
- B) água e saís minerais (eletrólitos)
- C) água e proteínas principalmente.
- D) água, proteínas e principalmente carboidratos, por este motivo os carboidratos devem ser obrigatoriamente incluídos no soro caseiro.
Resposta:
A desidratação ocorre quando o corpo perde mais líquidos do que ingere, e isso pode levar a um desequilíbrio dos eletrólitos, que são minerais essenciais para a manutenção das funções vitais do organismo. Os eletrólitos incluem sódio, potássio, cálcio, magnésio, entre outros, e são responsáveis por regular a hidratação do corpo, o pH do sangue, a condução de impulsos elétricos nos nervos e a função muscular. A perda excessiva de água e eletrólitos pode comprometer essas funções vitais, levando a condições graves e potencialmente fatais.
Deixe um comentário