Com relação aos compostos químicos e às biomoléculas que fazem parte da composição química da célula, assinale a alternativa correta.
- A) Os carboidratos são compostos químicos orgânicos que contêm uma molécula de carbono, uma de hidrogênio e uma de nitrogênio.
- B) O cloreto de sódio (NaCℓ), um composto químico orgânico formado por moléculas grandes, deve sempre apresentar carbono em sua composição.
- C) Os glicídios são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de nitrogênio.
- D) Lipídios, sais minerais e proteínas são exemplos de compostos inorgânicos.
- E) Quantidades reduzidas de sais minerais, como as de íons de cálcio (Ca^{2+}), no organismo podem comprometer as reações de coagulação e a contração muscular.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Quantidades reduzidas de sais minerais, como as de íons de cálcio (Ca^{2+}), no organismo podem comprometer as reações de coagulação e a contração muscular.
Gabarito: Letra E.
e) Quantidades reduzidas de sais minerais, como as de íons de cálcio (Ca^{2+}), no organismo podem comprometer as reações de coagulação e a contração muscular.
A coagulação sanguínea é uma cascata de eventos complexos que se inicia quando as plaquetas - fragmentos celulares presentes na corrente sanguínea - ligam-se às bordas do vaso que sofreu a lesão (etapa chamada de adesão) e unem-se umas às outras (etapa chamada de aglutinação). Esse aglomerado de plaquetas é conhecido por trombo branco. Em seguida, as plaquetas liberam a enzima tromboplastina, que na presença de cálcio e vitamina K, promove a transformação da protrombina em trombina (forma ativa). Essa por sua vez, transforma o fibrinogênio em fibrina, que irá formar uma rede capaz de reter hemácias, plaquetas e outros componentes do sangue, formando assim o coágulo e estancando o sangramento no local da lesão.
A contração muscular só é possível na presença do íon cálcio e para que ocorra o relaxamento dos músculos esse íon deve estar ausente. O processo de influxo de cálcio nas células musculares é regulado pelo reticulo sarcoplasmático, que quando está na forma despolarizada libera passivamente os íons cálcio que atuam promovendo o deslizamento da actina sobre a miosina (contração muscular). Em seguida, ocorre a polarização do retículo, que irá promover o retorno do cálcio para as cisternas, interrompendo a contração muscular (relaxamento do músculo).
Análise das demais alternativas:
a) Os carboidratos são compostos químicos orgânicos que contêm uma molécula de carbono, uma de hidrogênio e uma de nitrogênio.
INCORRETA.
Carboidratos são formados principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio. Podemos citar como exemplo a glicose (C6H12O6).
b) O cloreto de sódio (NaCℓ), um composto químico orgânico formado por moléculas grandes, deve sempre apresentar carbono em sua composição.
INCORRETA.
O cloreto de sódio (NaCℓ) é um composto químico inorgânico, formado pela ligação iônica entre cloro e sódio.
c) Os glicídios são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de nitrogênio.
INCORRETA.
Glicídio é sinônimo de carboidrato (explicado na alternativa A).
d) Lipídios, sais minerais e proteínas são exemplos de compostos inorgânicos.
INCORRETA.
Lipídios e proteínas são substâncias orgânicas. Já os sais minerais são substâncias inorgânicas.
Deixe um comentário