O aumento da população indígena tem causado preocupação entre as lideranças, um desses fatores é a segurança alimentar, a qual constantemente tem sido objeto de discussão nas assembleias em virtude dos constantes casos de desnutrição por falta de vitaminas. A vitamina não é uma classe particular de substância, e sim, a designação de qualquer substância orgânica que o organismo não consegue produzir e é necessária em pequena quantidade para o seu bom funcionamento.
Sintomas como inércia e fadiga em adultos, insônia e nervosismo em crianças, sangramento das gengivas, dores nas juntas, dentes alterados e escorbuto, são típicos da deficiência de que vitamina?
- A) Riboflavina (vitamina B2)
- B) Retinol (vitamina A)
- C) Ácido ascórbico (vitamina C)
- D) Filoquinona (vitamina K)
- E) Tocoferol (vitamina E)
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Ácido ascórbico (vitamina C)
Gabarito: Alternativa C
Justificativa: O escorbuto é uma deficiência nutricional grave no qual surge ocorre em baixo consumo de vitamina C (ácido ascórbico). Uma vez que o ser humano não é capaz de realizar a síntese própria de vitamina C, esta deve ser obtida a partir da alimentação. Alimentos ricos em ácido ascórbico incluem principalmente frutas cítricas (laranja, limão, acerola), além de alguns legumes e vegetais.
A doença apresenta como principais sintomas o sangramento gengival e desgaste dentário. Os sintomas iniciais consistem em fraqueza, cansaço e dor nos membros inferiores e superiores. Caso não receba o tratamento adequado, o agravamento inclui diminuição na contagem de hemácias, inflamação na gengiva, alterações no cabelo e hemorragias na pele. Casos mais graves resultam em dificuldade de cicatrização, alterações de personalidade, podendo inclusive levar o indivíduo a morte, devido a infecções ou hemorragias.
Deixe um comentário