Leia o texto a seguir.
As vitaminas viraram o “faz-tudo” na área da saúde. É a nova panaceia ou é excretada pela urina quando consumida em excesso? Linus Pauling que recebeu duas vezes o prêmio Nobel, consumia dez gramas de vitamina C diariamente e pregava que ela prevenia o câncer. Foi, no entanto, internado com câncer de próstata.
FOLHA DE S. PAULO, São Paulo em 24/04/1992, p. 03. Saúde
O texto traz informações ainda contraditórias em relação ao consumo desses nutrientes. No entanto, há de se considerar que o consumo excessivo de vitamina
- A) E pode elevar os riscos de enfarte.
- B) C pode elevar a incidência de cataratas.
- C) A pode intoxicar o fígado.
- D) D pode provocar hipotensão.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) A pode intoxicar o fígado.
As vitaminas são essenciais para o funcionamento do organismo, mas o consumo excessivo de algumas delas pode levar a problemas de saúde. No caso da vitamina A, ela é armazenada no fígado e o consumo em excesso pode levar a uma condição conhecida como hipervitaminose A. Isso pode causar uma série de sintomas tóxicos, incluindo danos ao fígado, dor óssea, e alterações na pele. A toxicidade da vitamina A é particularmente preocupante porque é lipossolúvel, o que significa que o corpo tem dificuldade em se livrar do excesso dessa vitamina, aumentando o risco de efeitos nocivos a longo prazo.
Deixe um comentário