Continua após a publicidade..
Se as proteínas são as moléculas biológicas mais versáteis, por outro lado as macromoléculas mais abundantes são os carboidratos (também conhecidos como sacarídeos ou hidratos de carbono). Estima-se que, anualmente, 100 bilhões de toneladas de CO2 e H2O são convertidos em celulose e, outros subprodutos, pelas plantas. Classicamente, e de forma geral, os carboidratos são definidos como um composto derivado de estruturas polihidroxi aldeído ou um polihidroxi cetona. Entretanto, algumas classes de derivados de carboidratos podem apresentar outras funções orgânicas como aminas, amidas e ácidos carboxílicos. As três maiores classes de carboidratos são: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
(Nelson e Cox. Princípios de Bioquímica de Lehninger. Ed. Artmed, 2011. – Com adaptações.)
Analise as estruturas químicas anteriores e assinale a alternativa INCORRETA.
- A) As estruturas A e B são formas cíclicas da glicose que, em solução aquosa, podem interconverterem entre si através da mutarrotação.
- B) O átomo de carbono número 1 dos monossacarídeos denomina-se carbono anomérico.
- C) Nenhuma das quatro formas apresentadas na figura são epímeros entre si.
- D) As estruturas A e B são exemplos de açúcares redutores, cujas presenças, em certas misturas, podem ser detectadas através da reação de Fehling.
- E) As formas A e B são exemplos de aldoses, enquanto as formas C e D são cetoses.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) O átomo de carbono número 1 dos monossacarídeos denomina-se carbono anomérico.
Esta afirmação é incorreta porque o carbono anomérico é o carbono que se torna o centro estereogênico, ou seja, o carbono que forma um novo centro quiral durante a formação do anel hemiacetal ou hemicetal em açúcares. Em monossacarídeos como a glicose, o carbono anomérico é tipicamente o carbono 1 na forma de anel, mas a definição não se limita ao carbono número 1; refere-se ao carbono que participa da ligação glicosídica, que pode ser outro, dependendo da estrutura do açúcar.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário