Continua após a publicidade..
A maior parte dos carboidratos encontrados na natureza são polissacarídeos de médio a alto peso molecular. Os polissacarídeos diferem entre si pelo tamanho das cadeias, pela frequência de aparecimento das unidades dos monossacarídeos, pelo grau de ramificação, dentre outros fatores. Acerca das estruturas e funcionalidades dos polissacarídeos, assinale a alternativa correta.
- A) A ligação existente entre dois monossacarídeos denomina-se ligação açucarídea.
- B) Amido é um polissacarídeo formado por amilose e amilopectina. Amilose e amilopectina são polissacarídeos de glicose, de cadeias normais e que diferem entre si apenas pelo tamanho de suas cadeias.
- C) A quitina é um polissacarídeo ramificado, composto de resíduos glicosídicos de N-acetilglicosamina, que forma extensas fibras não digeríveis pelos vertebrados e é o principal componente do exoesqueleto dos artrópodes. Estima-se que a quitina seja o segundo polissacarídeo mais abundante na natureza.
- D) Peptideoglicanos são heteropolissacarídeos de cadeias ramificadas que formam o componente rígido das paredes bacterianas e são formados por resíduos de N-acetilglicosamina e N-acetilmurâmico unidos por ligações glicosídicas do tipo beta-1,4. As cadeias heteropoliméricas são unidas entre si por peptídeos.
- E) A celulose é um dos mais abundantes compostos orgânicos existentes na biosfera. Estima-se que cerca de 1015 kg de celulose são produzidos e degradados anualmente. A celulose é formada por longas cadeias normais de resíduos de glicoses unidos entre si por ligações glicosídicas do tipo beta-1,4.
Resposta:
Alternativa E: A celulose é um dos mais abundantes compostos orgânicos existentes na biosfera. Estima-se que cerca de 1015 kg de celulose são produzidos e degradados anualmente. A celulose é formada por longas cadeias normais de resíduos de glicoses unidos entre si por ligações glicosídicas do tipo beta-1,4. Essas ligações ocorrem entre o carbono 1 de um resíduo de glicose e o carbono 4 do próximo, resultando em uma estrutura linear que permite a formação de fibras com alta resistência mecânica e insolubilidade em água, características essenciais para a função estrutural da celulose nas paredes celulares das plantas.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário