Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com suas funções biológicas, as gorduras são, na maioria das vezes, vistas como vilãs da alimentação. De acordo com a informação acima, é possível afirmar que:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Não se pode dizer que todas as gorduras são vilãs para a saúde, pois gorduras boas são precursoras de hormônios esteroides, tais como: testosterona, progesterona e estradiol, também, estão relacionados com a produção de sais biliares, contribuindo assim com o processo de absorção de lipídeos;

Gabarito da banca: Letra "C"

Entendimento: Letra "C"


Acompanhe minha análise:

 

a)  não se pode dizer que todas as gorduras são vilãs para a saúde, pois há muitos grupos de gordura importantes responsáveis, inclusive, pelo transporte de vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas do complexo B e o ácido ascórbico (Vitamina C).

ERRADA. Essas vitaminas são hidrossolúveis. Coloco uma tabela para você entender melhor ((REECE et al., 2015, p. 894):

Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

 

b)  as gorduras são grandes vilãs, pois independente de serem gorduras boas ou ruins, deve ser observado os altos valores calóricos, que elas proporcionam ao organismo. Isso por si só é capaz de desequilibrar energeticamente o corpo. Essa situação causa aumento de peso, caso não haja redução calórica diária dos demais grupos alimentares envolvidos, como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.

ERRADA. Essa alternativa está carregada de erros. Em primeiro lugar, devemos observar sim as diferenças entre gorduras "boas" e gorduras "ruins". As gorduras boas são as gorduras insaturadas e poli-insaturadas. Por outro lado, as gorduras "ruins" são as gorduras saturadas e as hidrogenadas ou gorduras trans. Em segundo lugar, não são as gorduras apenas que prejudicam a fisiologia do organismo. Então, dizer que a gordura "por si só é capaz de desequilibrar energeticamente o corpo" é um erro. Os carboidratos (açúcares) em excesso são armazenados pelo corpo na forma de gordura. Por fim, minerais e vitaminas não possuem calorias; além disso, as proteínas possuem baixo valor calórico.

 

c)  Não se pode dizer que todas as gorduras são vilãs para a saúde, pois gorduras boas são precursoras de hormônios esteroides, tais como: testosterona, progesterona e estradiol, também, estão relacionados com a produção de sais biliares, contribuindo assim com o processo de absorção de lipídeos.;

CORRETA.

 

d)  As únicas gorduras realmente vilãs da alimentação são as gorduras hidrogenadas, muito presentes na manteiga e banha de porco. Uma alimentação que priorize gorduras boas, como azeite de oliva, óleo de girassol, óleo de canola e margarina vegetal são os ideais para uma alimentação equilibrada em gorduras boas.

ERRADA. As gorduras hidrogenadas ou trans são, de fato, prejudiciais à saúde. Mas as gorduras saturadas também são. Lembro a você:

A gordura trans é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. "Algumas carnes e o leite já têm essa gordura, mas em pequena quantidade. O que preocupa mesmo são as gorduras usada pela indústria", explica Samantha Caesar de Andrade, nutricionista do Centro de Saúde Escola Geraldo Horácio de Paula Souza, da Faculdade de Saúde Pública da USP. A gordura vegetal hidrogenada faz parte do grupo das gorduras trans e é a mais encontrada em alimentos. Ela começou a ser usada em larga escala a partir dos anos 1950, como alternativa à gordura de origem animal, conhecida como gordura saturada. Acreditava-se que, por ser de origem vegetal, a gordura trans ofereceria menos riscos à saúde. Mas estudos posteriores descobriram que ela é ainda pior que a gordura saturada, que também aumenta o colesterol total, mas pelo menos não diminui os níveis de HDL no organismo. Em geral, as gorduras vegetais, como o azeite e os óleos, são bons para a saúde. Porém, quando passam pelo processo de hidrogenação ou são esquentadas, as moléculas são quebradas e a cadeia se rearranja. Essa nova gordura é que vai fazer todo o estrago nas artérias. Esse processo de hidrogenação serve para deixar a gordura mais sólida. E é ela que vai fazer com que os alimentos fiquem saborosos, crocantes e tenham maior durabilidade. O grande desafio atual da indústria é encontrar uma alternativa mais saudável à gordura trans, sem que os alimentos percam suas propriedades.

Referência: SATO, P. O que é a gordura trans? Nova Escola. 2009. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/359/o-que-e-gordura-trans. Acesso em: 26 fev. 2021.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *