Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No processo de industrialização de mamona, além do óleo que contém vários ácidos graxos, é obtida uma massa orgânica, conhecida como torta de mamona. Esta massa tem potencial para ser utilizada como fertilizante para o solo e como complemento em rações animais devido a seu elevado valor proteico. No entanto, a torta apresenta compostos tóxicos e alergênicos diferentemente do óleo da mamona. Para que a torta possa ser utilizada na alimentação animal, é necessário um processo de descontaminação.

 

Revista Química Nova na Escola. V. 32, nº 1, 2010 (adaptado).

 

A característica presente nas substâncias tóxicas e alergênicas, que inviabiliza sua solubilização no óleo de mamona, é a

Resposta:

A alternativa correta é letra B)  hidrofilia.

 

A questão pergunta por que não é viável que as substâncias tóxicas e alergênicas se solubilizem no óleo de mamona. 

 

A chave aqui é notar que a solubilidade cobrada está relacionada com a polaridade das moléculas.  Por exemplo, sabemos que o sal de cozinha (NaCl) se solubiliza muito bem em água. Tanto o sal, quanto a água, são compostos por moléculas polares, isto é a distribuição das cargas elétricas é desigualmente distribuída, formando polos positivos e negativos. Isso permite a formação de ligações iônicas entre os átomos envolvidos. À medida que os cristais de sal entram em contato com as moléculas de água, ocorre a dissociação entre o sódio e o cloro, formando íons Na+ e Cl-, ao redor dos quais, as moléculas de água formam camadas de solvatação, o que leva a total solubilização do sal. 

 

Como a água é polar, as substâncias que conseguem ser solubilizadas nela devem ser polares também. Essa relação de afinidade é denominada hidrofilia e os compostos polares são também adjetivados como hidrofílicos

 

Entretanto, há moléculas nas quais a distribuição de cargas é relativamente homogênea, o que impede a formação de polos. Essas moléculas são denominadas apolares. Isso ocorre em parte pela estrutura da molécula e em parte pela baixa diferença de eletronegatividade entre os átomos que a compõem.

 

Moléculas apolares, em suas interações com outras moléculas, conseguem formar apenas forças fracas (dipolo induzido). Moléculas polares como a água formam forças fortes entre si (pontes de hidrogênio). Por este motivo, as apolares não conseguem romper as ligações entre as moléculas de água e, consequentemente, não se solubilizam em água. A falta de solubilidade em água é denominada hidrofobia (compostos hidrofóbicos).  Entretanto, substâncias apolares se solubilizam bem em outras substâncias apolares. 

 

Na biologia, os lipídeos (ácidos graxos, ceras, óleos) são as típicas moléculas apolares. Note que logo no começo do texto, recebemos a informação que o " óleo (..) contém vários ácidos graxos". Ou seja, o óleo de mamona é apolar. O texto também nos informa que o óleo não contêm as substâncias nocivas:

No entanto, a torta apresenta compostos tóxicos e alergênicos diferentemente do óleo da mamona.

Com base nisso, podemos inferir que os compostos tóxicos e alergênicos são polares e por este motivo, não conseguem se solubilizar no óleo de mamona, motivo pelo qual ficam retidos na torta. Consequentemente, o que inviabiliza a solubilização deles no óleo é a hidrofilia, motivo pelo qual o gabarito da questão é a alternativa B

   

a)  Iipofilia. INCORRETA

O conceito de lipofilia é algo semelhante ao conceito de hidrofobia. Isto é, lipofilia indica o grau de afinidade que uma substância tem por outras substâncias apolares, como os lipídeos. Quanto mais lipofílico, mais solúvel será o composto em lipídeos. 

 

Se as substâncias tóxicas e alergênicas fossem lipofílicas, então elas facilmente se solubilizariam no óleo de mamona, uma vez que este é basicamente um meio apolar, cheio de ácidos graxos. Logo, a lipofilia viabilizaria a solubilização no óleo, não o contrário. 

   

b)  hidrofilia.   CORRETA

Conforme explicado, é justamente a hidrofilia que inviabiliza a solubilização das substâncias tóxicas e alergênicas no óleo. Por serem hidrofílicas elas têm afinidade por solubilizarem-se em meios polares. O óleo é apolar, logo tais substâncias não conseguem se solubilizar nele. 

   

c)  hipocromia.  INCORRETA

Hipocromia, genericamente, significa pouca pigmentação. Pode significar uma anomalia na pigmentação da pele. Pode significar também uma diminuição na coloração dos glóbulos vermelhos, devido a deficiência de hemoglobina, o que deixa as hemácias mais claras. Em ambos os casos, essa característica em nada se relaciona com o problema de solubilidade apresentado pela questão. 

   

d)  cromatofilia.  INCORRETA

Genericamente, essa palavra significa predileção por corantes. Na biologia, costuma ser empregada para se referir a tecidos/células/compostos químicos que retêm ou fixam corantes com facilidade. A capacidade de reter corantes não pode ser usada como parâmetro de solubilidade nesta questão. 

   

e)  hiperpolarização.  INCORRETA

A hiperpolarização é um fenômeno que ocorre nas membranas celulares e está relacionada ao aumento na diferença de potencial entre o meio externo e interno. Ela é desencadeada pela saída em excesso do íon potássio (K+), o que torna o meio interno da membrana mais negativo e o meio externo mais positivo. A hiperpolarização é uma das etapas do processo que permite aos neurônios transmitirem impulsos elétricos. Esse fenômeno, muito estudado na biofísica, em nada se relaciona com o problema da questão, o qual sequer envolve membranas celulares ou transmissão de  impulsos elétricos. 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *