O mecanismo de biossíntese proteica consiste na síntese de proteínas que ocorre nos ribossomos e envolve alguns tipos de moléculas de RNA que atuam nas diversas etapas desse processo e incluem ainda vários fatores proteicos para a sua eficiência.
A biossíntese proteica acontece nas células em três etapas fundamentais, que são acompanhados de duas etapas adicionais. Uma dessas etapas:
“Compreende todas as reações que ocorrem desde a formação da primeira ligação peptídica até a incorporação do último aminoácido do peptídeo. Ocorre pela adição de aminoácidos, por ligações covalentes, transportados pelo tRNA até o ribossomo, o qual realiza o pareamento de base com o códon do mRNA, através da translocação do ribossomo no mRNA. Essa etapa é regulada por proteínas citosólicas e depende da energia fornecida por um GTP para cada aminoacil-tRNA envolvido”.
A etapa da biossíntese proteica a qual a descrição acima se refere é a de:
- A) Pós-tradução.
- B) Terminação
- C) Iniciação.
- D) Alongamento.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Alongamento.
A etapa de alongamento na biossíntese proteica é crucial, pois é quando a cadeia polipeptídica é efetivamente construída. Durante o alongamento, os aminoácidos são adicionados um a um à cadeia crescente. Cada aminoácido é transportado para o ribossomo por uma molécula de tRNA correspondente ao códon do mRNA. O ribossomo então catalisa a formação de uma ligação peptídica entre o aminoácido e a cadeia polipeptídica em crescimento.
Este processo continua até que todos os aminoácidos codificados pela sequência de mRNA tenham sido adicionados e a proteína esteja completa. O GTP (guanosina trifosfato) fornece a energia necessária para cada passo do processo, garantindo a adição precisa e eficiente dos aminoácidos à cadeia polipeptídica.
Deixe um comentário