A respeito da estrutura das proteínas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) As proteínas podem ser formadas por uma ou mais cadeias polipeptídicas. Nesse caso, diz-se que a proteína possui estrutura terciária.
( ) As ligações peptídicas, formadas pela reação entre o grupo carboxila de um aminoácido e o grupo amina de outro aminoácido, são exemplos de interações intermoleculares.
( ) As proteínas que catalisam reações químicas (enzimas) possuem grande especificidade pelas moléculas menores com as quais interagem devido ao seu formato tridimensional.
( ) A desnaturação proteica acontece quando algumas interações importantes para a manutenção da estrutura tridimensional da proteína são rompidas. Entre os fatores que podem causar a desnaturação proteica estão o aumento da temperatura e a variação do pH.
Assinale a sequência correta.
- A) F V V V
- B) V F F F
- C) F F V V
- D) V V F F
Resposta:
(F) As proteínas podem ser formadas por uma ou mais cadeias polipeptídicas. Nesse caso, diz-se que a proteína possui estrutura terciária.
Explicação: A estrutura terciária de uma proteína é formada quando uma única cadeia polipeptídica se dobra sobre si mesma, adquirindo uma conformação tridimensional específica. Quando uma proteína é formada por mais de uma cadeia polipeptídica, ela possui estrutura quaternária.
(F) As ligações peptídicas, formadas pela reação entre o grupo carboxila de um aminoácido e o grupo amina de outro aminoácido, são exemplos de interações intermoleculares.
Explicação: As ligações peptídicas são ligações covalentes e não interações intermoleculares. Elas ocorrem dentro da mesma molécula (intramolecular) para formar a cadeia polipeptídica da proteína.
(V) As proteínas que catalisam reações químicas (enzimas) possuem grande especificidade pelas moléculas menores com as quais interagem devido ao seu formato tridimensional.
Explicação: As enzimas são altamente específicas devido ao seu sítio ativo, que é complementar em forma e carga ao substrato. Essa especificidade é resultado da estrutura tridimensional única da enzima.
(V) A desnaturação proteica acontece quando algumas interações importantes para a manutenção da estrutura tridimensional da proteína são rompidas. Entre os fatores que podem causar a desnaturação proteica estão o aumento da temperatura e a variação do pH.
Explicação: A desnaturação ocorre quando as condições do ambiente, como temperatura e pH, alteram as ligações não-covalentes que mantêm a estrutura secundária, terciária ou quaternária da proteína, levando à perda da sua conformação e função.
A alternativa correta é letra C) F F V V
Deixe um comentário