Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Relacione adequadamente as proteínas presentes no organismo humano com suas respectivas localizações e funções.

 

1. Colágeno.

 

2. Mioglobina.

 

3. Queratina.

 

4. Actina e Miosina.

 

(  ) Músculos; responsável por armazenar gás oxigênio.

 

(  ) Epiderme e anexos; responsável pela proteção contra desidratação.

 

(  ) Músculos; permite a realização de sua contração e distensão.

 

(  ) Derme, tendões, ossos e córneas; propicia resistência à tração mecânica.

 

A sequência está correta em

Resposta:

A alternativa correta é letra B) 2, 3, 4, 1.

Gabarito da banca: Letra "B"

Entendimento: Letra "B"


Acompanhe minha análise:

 

( 2. Mioglobina ) Músculos; responsável por armazenar gás oxigênio.

Anote aí:

Uma adaptação dos mamíferos mergulhadores para períodos submersos prolongados é a capacidade de armazenar grandes quantidades de O2 em seus corpos. Embora tenha pulmões relativamente pequenos, em comparação com os humanos, a foca-de-weddell tem em torno de duas vezes o volume de sangue por quilograma de massa corporal. Além disso, as focas e outros animais mergulhadores têm em seus músculos uma alta concentração de uma proteína armazenadora de oxigênio denominada mioglobina. Por isso, comparada com os humanos, a foca-de-weddell consegue armazenar aproximadamente o dobro de O2 por quilograma da massa corporal. (p. 943, grifo meu).

Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

 

( 3. Queratina ) Epiderme e anexos; responsável pela proteção contra desidratação.

Anote aí:

A mais diversificada classe de filamentos intermediários são os filamentos de queratina. Cada tipo de epitélio no corpo de um vertebrado – seja na língua, na córnea ou no revestimento do intestino – possui sua própria e distinta mistura de proteínas queratinas. Queratinas especializadas também ocorrem nos pelos, nas penas e nas unhas. Em cada caso, os filamentos de queratina são formados por uma mistura de diferentes subunidades de queratina. Os filamentos de que-ratina em geral se encontram no interior das células epiteliais, avançando de um lado ao outro da célula, estando os filamentos em células epiteliais adjacentes indiretamente ligados por meio de desmossomos [...]. As extremidades dos filamentos de queratina estão ancoradas nos desmossomos, e os filamentos associam-se lateralmente com outros componentes celulares por meio dos domínios da cabeça globular e da cauda que se projetam de sua superfície. Essa fiação de alta resistência à tensão, formada pelos filamentos ao longo da camada epitelial, distribui o estresse que ocorre quando a pele é esticada. A importância dessa função é ilustrada por uma rara doença genética em humanos, denominada epidermólise bolhosa simples, na qual mutações em genes da queratina interferem na formação dos filamentos de queratina da epiderme. (p. 569, grifo meu).

Referência: ALBERTS, B. et al. Fundamentos da Biologia Celular. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

 

( 4. Actina e Miosina ) Músculos; permite a realização de sua contração e distensão.

Anote aí:

Cada sarcômero é formado a partir de um arranjo miniatura, exatamente ordenado em paralelo e parcialmente superposto de filamentos delgados e espessos. Os filamentos delgados são compostos de actina e proteínas associadas, sendo ligados por suas extremidades mais a um disco Z em cada extremidade do sarcômero. As extremidades menos (-) capeadas dos filamentos de actina se estendem em direção ao centro do sarcômero, onde se sobrepõem aos filamentos espessos, os arranjos bipolares formados a partir de isoformas musculares específicas de miosina II [...]. Quando essa região de sobreposição é examinada em uma secção transversal por microscopia eletrônica, os filamentos de miosina são vistos sob a forma de um arranjo hexagonal regular, com os filamentos de actina ordenadamente espaçados entre eles [...]. Tanto a musculatura cardíaca quanto a musculatura lisa contêm sarcômeros, no entanto a organização destes não é tão regular quanto a apresentada na musculatura esquelética. (p. 918, grifo meu).

Referência: Alberts, B. et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

 

( 1. Colágeno ) Derme, tendões, ossos e córneas; propicia resistência à tração mecânica.

Anote aí:

As células animais não possuem a parede semirrígida que é característica das células vegetais, mas muitas células animais estão cercadas ou em contato com uma matriz extracelular. Essa matriz é composta por três tipos de moléculas: proteínas fibrosas, como o colágeno (a proteína mais abundante nos mamíferos, constituindo mais de 25% da proteína no corpo humano); uma matriz de glicoproteínas denominada proteoglicanos, consistindo principalmente em açúcares; e um terceiro grupo de proteínas que ligam as proteínas fibrosas e a matriz de proteoglicanos parecida com gel [...]. Essas proteínas e os proteoglicanos são secretados junto com outras substâncias que são específicas de certos tecidos do corpo, por células que estão presentes dentro ou perto da matriz. (p. 105, grifo meu).

Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *