As proteínas podem ser classificadas quanto à sua “conformação”, podendo ser do tipo globular que em geral apresentam grupos hidrofóbicos abrigados no interior da molécula. De acordo com o contexto e com esse tipo de proteína, analise.
I. Hemoglobina.
II. Enzimas.
III. Queratina.
IV. Colágeno.
Enquadra(m)-se nesse tipo de proteína a(s) alternativa(s)
- A) I, II, III e IV.
- B) IV, apenas.
- C) I e II, apenas.
- D) III e IV, apenas.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) I e II, apenas.
As proteínas globulares, como a hemoglobina e as enzimas, são caracterizadas por terem uma forma mais ou menos esférica e por apresentarem seus grupos hidrofóbicos no interior da molécula, o que as torna solúveis em água. A hemoglobina é uma proteína transportadora de oxigênio nos glóbulos vermelhos, e as enzimas são catalisadores biológicos que aceleram reações químicas no corpo.
Por outro lado, a queratina e o colágeno são exemplos de proteínas fibrosas. A queratina é o componente principal do cabelo, pele e unhas, e é insolúvel em água devido à sua estrutura altamente alinhada e rica em ligações cruzadas. O colágeno, encontrado em tecidos conjuntivos como tendões e pele, também possui uma estrutura longa e fibrosa que não se enquadra na categoria de proteínas globulares.
Deixe um comentário