Muitas proteínas passam por processos de glicosilação e de formação de pontes dissulfeto. Qual característica listada NÃO é afetada por essas modificações?
- A) Diversidade.
- B) Solubilidade.
- C) Estabilidade.
- D) Estrutura primária.
- E) Estrutura quaternária.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Estrutura primária.
Gabarito da banca: Letra "D"
Entendimento: Letra "D"
Acompanhe minha análise:
a) Diversidade.
ERRADA. Alternativa genérica, sem conexão com o comando da questão.
b) Solubilidade.
ERRADA. Alternativa genérica, sem conexão com o comando da questão.
c) Estabilidade.
ERRADA. Alternativa genérica, sem conexão com o comando da questão.
d) Estrutura primária.
CORRETA. Não sofre alterações, porque essa é a estrutura mais básica, fundamental, que é a sequência dos aminoácidos. Anote aí:
A estrutura primária de uma proteína é a sua sequência de aminoácidos. Como exemplo, considere a transtiretina, uma proteína globular do sangue, que transporta vitamina A e um dos hormônios da tireoide pelo corpo. A transtiretina é composta por quatro cadeias polipeptídicas idênticas, cada qual composta por 127 aminoácidos. Uma das cadeias está representada aqui na sua forma não enovelada, para representar sua estrutura primária. Cada uma das 127 posições ao longo da cadeia é ocupada por um dos 20 aminoácidos, indicados aqui pelo código de três letras. A estrutura primária é como a ordem de letras em uma palavra bastante longa. Se ordenadas ao acaso, haveria 20127 diferentes maneiras de sintetizar um polipeptídeo com 127 aminoácidos de extensão. No entanto, a estrutura primária que precisa de uma proteína não é determinada pela ligação aleatória de aminoácidos, mas pela informação genética hereditária. A estrutura primária, por sua vez, determina as estruturas secundária e terciária, devido à natureza química da cadeia principal e das cadeias laterais (grupos R) dos aminoácidos ao longo do polipeptídeo. (p. 80, grifo meu).
A imagem aumenta a sua compreensão:
Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
e) Estrutura quaternária.
ERRADA. Esta estrutura é afetada, porque depende das condições físicas e químicas do ambiente da proteína. Anote aí:
A estrutura quaternária é a estrutura global da proteína, resultante da associação das subunidades de polipeptídeos. [...] A proteína globular transtiretina completa [é] composta por quatro polipeptídeos. Outro exemplo é o colágeno [...], uma proteína fibrosa que possui três polipeptídeos helicoidais idênticos associados em uma tripla-hélice, provendo grande resistência às longas fibras. Isto contribui para a função das fibras de colágeno enquanto componente estrutural do tecido conectivo da pele, ossos, tendões, ligamentos, e outras partes do corpo. (O colágeno corresponde a 40% do total de proteínas do corpo humano.). (p. 81, grifo meu).
Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
Deixe um comentário