Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os compostos orgânicos mais simples, a partir dos quais os organismos vivos são constituídos, são exclusivos dos seres vivos, podendo também ocorrer na condição de produtos da atividade biológica. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.Aparentemente, durante a evolução biológica, as unidades fundamentais das biomoléculas foram selecionadas entre as que mais se ajustavam às funções biológicas dessas biomoléculas.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Certo

Gabarito da banca: CERTO

Entendimento: CERTO


Acompanhe minha análise:

 

Aparentemente, durante a evolução biológica, as unidades fundamentais das biomoléculas foram selecionadas entre as que mais se ajustavam às funções biológicas dessas biomoléculas.

 

As biomoléculas são encontradas na composição das células. Dentre estas, encontramos as moléculas orgânicas (com carbono em sua estrutura) e inorgânicas (sem o carbono). No processo de evolução biológica, as moléculas que se ajustavam às funções biológicas foram sendo incorporadas na composição de células. Também falamos em "macromoléculas" para se referir às biomoléculas. Anote aí:

É característica da matéria viva a presença de moléculas de alto peso, ou macromoléculas, que são polímeros constituídos pela repetição de unidades menores, chamadas monômeros. Os polímeros formados por monômeros semelhantes são chamados de homopolímeros. É o caso do glicogênio, que é constituído exclusivamente por moléculas de glicose. Os heteropolímeros são constituídos por monômeros diferentes. Os ácidos nucleicos, por exemplo, são heteropolímeros.

Os biopolímeros de maior importância são as proteínas, constituídas por aminoácidos; os polissacarídios, que são polímeros de monossacarídios; e os ácidos nucleicos (DNA e RNA), formados por nucleotídios. Além dos polímeros, moléculas menores como lipídios, água, sais minerais e vitaminas têm relevante papel na constituição e no funcionamento das células. A diversidade estrutural e funcional de um polímero depende da variedade de seus monômeros. (p. 43).

Referência: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *